Paraná

Colapso

Ato em defesa da vida pede lockdown em Cascavel (PR)

Cidade do Oeste do Paraná está com 100% dos leitos ocupados

Curitiba (PR) |
Cruzes foram fixadas em frente à Prefeitura de Cascavel - Divulgação

Integrantes da Frente Brasil Popular realizaram ato em defesa da vida, em frente à Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, na manhã desta segunda-feira (15). O intuito foi prestar solidariedade aos entes queridos das vítimas da Covid-19 e denunciar a ausência de medidas efetivas no combate ao vírus por parte do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

Foram fixadas simbolicamente cruzes, representando as mais de 400 vidas levadas pela doença na cidade e reivindicando rigor pelo poder público municipal com isolamento social.

Cascavel e região encontram-se em meio ao caos com o sistema de saúde colapsado. O boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no sábado (13), mostra 100% de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Cascavel. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria está em 73,68%. No total, a cidade registra 26.731 casos confirmados e 430 mortes.

"A negação do Prefeito Leonaldo Paranhos em decretar medidas mais rigorosas para interromper a progressão acelerada do contágio e mortes demonstra falta de compromisso e responsabilidade da prefeitura no combate à pandemia no município", afirmam os organizadores do protesto, em nota.

Os integrantes da Frente Brasil Popular defendem, ainda, que o prefeito decrete lockdown na cidade. "De acordo com análise do INPA [Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia], o método mais eficaz de alterar o cenário [...] é a realização de um lockdown por pelo menos 21 dias", alertam.

Edição: Lia Bianchini