Paraná

Educação

Governo do Paraná suspende retorno presencial às aulas

Anúncio foi feito pelo secretário aos núcleos de educação em todo o estado

via Porém.net |
O secretário Renato Feder havia garantido o retorno seguro às aulas - José Fernando Ogura/AEN

O Governo do Paraná decidiu na manhã desta sexta-feira (12) que adiará novamente o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. É o que diz a CATVE, em informação checada pelo portal Porém, parceiro do Brasil de Fato Paraná. Segundo fontes, os núcleos de educação estão avisando as escolas antes de a Secretaria Estadual de Educação (Seed) emitir uma nota oficial.

A Seed tem encaminhado às escolas o seguinte comunicado:

“Conversei com o Governador há pouco. Realmente, com os hospitais com alto nível de lotação, o palácio entendeu que não é o momento de retornarmos. Então o retorno as aulas, nas escolas estaduais está adiado até termos uma melhora na situação dos leitos e UTIs. Vamos avaliar uma nova data para podermos voltar. Agora é focarmos nos meets com excelente qualidade e todos os professores realizarem seus meets no horário do calendário da escola. Semana que vem apresento para vocês o BI que irá apresentar essas informações aula a aula. A resolução orientativa já foi para o Diário Oficial e segue o anexo na sequência. Abraços a todos, Renato.”

Renato, neste caso, é o secretário estadual de educação, Renato Feder, que, nesta quinta (11), garantiu um retorno seguro às aulas.

Para a APP Sindicato, que tinha marcado “greve pela vida” a partir do dia 15 de março, é lamentável a forma como o Governo do Estado conduz a situação. “Lamentamos que o governo tenha levado a situação um nível de desgaste absolutamente desnecessário durante uma semana inteira. É inadmissível que uma categoria que já vem adoecida e fragilizada tenha que suportar mais este desgaste”, disse o professor Hermes Leão, presidente da APP.

Hermes também criticou a forma que a decisão chega para a categoria, através da imprensa novamente. “É um descaso com a categoria que vem trabalhando incessantemente para manter a oferta do ensino aos nossos estudantes”, afirmou.

O comunicado foi oficializado pela SEED, complementando o retorno das aulas presenciais. “A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte já se reuniu com os chefes de Núcleos Regionais e explicou o posicionamento. A comunicação formal será feita ainda nesta sexta-feira (12) aos professores, profissionais da rede e pais dos alunos”.

O secretário Renato Feder confirmou a informação em entrevista ao vivo para o jornal televisivo Meio dia Paraná, nesta sexta (12).

Edição: Lia Bianchini