Paraná

Futebol

Coluna Elas por Ela | Libertadores

Competição é o sonho dourado dos times latino-americanos

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 202 do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda Moraes

Começou na última sexta-feira, 5 de março, a 11ª edição da Libertadores da América de Futebol Feminino. A competição, que é o sonho dourado dos times latino-americanos, conta com 20 clubes participantes, dos quais três são brasileiros: Avaí/Kindermann, Corinthians e Ferroviária.

A hegemonia brasileira é visível nos títulos, pois 8 das 11 edições foram vencidas por times do Brasil. Importante lembrar que essa edição de março se refere ao torneio de 2020. A Conmebol apertou o calendário para ter dois campeonatos no mesmo ano.

Corinthians e Avaí/Kindermann já estrearam com goleadas. As corintianas, atuais campeãs, venceram o Nacional por 16x0. As catarinenses balançaram as redes do Deportivo Trópico oito vezes e não levaram gol algum. A Ferrinha, na estreia da técnica Lindsay Camila, acabou levando quatro gols do Libertad Limpeño, a pior derrota de um time brasileiro na competição. Na segunda rodada, o Corinthians goleou novamente, garantindo a vaga para próxima fase. Avaí/Kindermann empatou sem gols e levou a decisão para o terceiro jogo. A Ferroviária também saiu do segundo jogo com um empate e amarga o último lugar do seu grupo. 

Edição: Lia Bianchini