Paraná

Coranavirus

Paraná: Governo altera decreto e permite comércio aberto e volta às aulas presenciais

Com 96% de UTIs lotadas, Ratinho flexibiliza medidas e diz que decreto não salvará vidas e pede conscientização

Paraná |
Governador Ratinho Jr anuncia flexibilização de medidas para conter a disseminação do coronavírus. - Reprodução internet

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (5), o governador do Paraná, Ratinho Jr, e o secretário de saúde, Beto Pretto, anunciaram a prorrogação do decreto de medidas restritivas de contenção da disseminação do coronavírus para até a próxima quarta-feira (10) e novas alterações. 

Além da continuidade do decreto, o governo do estado autorizou a reabertura do comércio não essencial a partir da semana que vem, com horários delimitados entre as 10h às 17h, bem como está autorizada a reabertura de shoppings e academias. O toque de recolher entre às 20h e às 5h continua, assim como a restrição da venda de bebidas alcoólicas durante esse horário. As aulas na rede pública e privada também estão previstas para serem retomadas no modelo híbrido, a partir do dia 10 deste mês.

De acordo com o secretário de saúde a variante amazônica do vírus circula pelo Paraná e, segundo ele, é uma das causas  que estaria por trás do aumento descontrolado das infecções. A ocupação das UTIs nos hospitais do Paraná nesta semana chegou a 96%. 

Questionado pela imprensa porque haverá flexibilização das medidas, como reabertura do comércio e volta às aulas presenciais, no mesmo momento em que há um descontrole de casos e mortes no Paraná, o Governador disse que "não é um decreto que salvará vidas e sim a conscientização da população." Ratinho também destacou que " o comércio não aguenta muito tempo fechado."

Confira as alterações das medidas: 


As aulas estão permitidas, no modelo híbrido, com a ocupação máxima de 30% das salas de aula, a partir do dia 10.


O comércio poderá  funcionar das 10 h às 17 h de segunda a sexta-feira; os shoppings, das 11 h às 20 horas e fecham nos sábados e domingos. 

Academias de ginástica podem funcionar das 06h às 20 horas, de segunda a sexta feira. 

Restaurantes, bares, lanchonetes , das 10h ás 20h, de segunda a sexta feira, permitido o funcionamento 24 horas para delivery.

Está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 5 horas. 


Bares e restaurantes podem funcionar das 10 h às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O delivery pode funcionar 24 horas por dia e operar nos fins de semana. 


Academias de ginástica estão liberadas das 6 h às 20 h e o limite de ocupação é de 30%.

Está mantido toque de recolher no período das 20h às 5h, diariamente, com restrição de circulação em espaços e vias públicas. 

Demais serviços essenciais continuam permitidos sem limitação de horários, como farmácias, supermercados, clínicas, entre outros. 

 

 


 

 

 

Edição: Gabriel Carriconde