Rio Grande do Sul

Formação

Curso de extensão "Ensino Social da Igreja" tem inscrições abertas

Oferecido pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, curso abordará os princípios do agir cristão

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Curso promovido pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) tem certificado de horas, com dez lições virtuais sobre o Ensino Social da Igreja - Divulgação

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Ensino Social da Igreja (ESI)". O curso será ministrado no primeiro semestre de 2021, na modalidade Ensino a Distância (EaD), e terá 60 horas de duração. O professor que ministrará o curso será Wilson Dallagnol.

Segundo a ESTEF, o objetivo do curso é conhecer, aprofundar e estudar o ESI: "[O curso é voltado para orientar] os trabalhos pastorais, os ministérios e movimentos quanto à questão social, bem como compreender o modo de agir de Jesus e da Igreja na opção pelos pobres, assumindo as orientações sociais da Igreja na ação evangelizadora (pastoral)".

Aqueles que fizerem o curso completo receberão um certificado de sua conclusão. Os valores do curso, bem como sua inscrição, podem ser conferidos na página ESI 2021.

Mais informações no e-mail [email protected] ou Whatsapp (051)99107-2640.

O Curso e sua proposta metodológica

Segundo a ESTEF, o curso será ministrado ao longo de dez lições online, através de uma plataforma de ensino digital. A cada quinze dias será oferecida uma lição, cada uma delas com introdução, subsídios para estudo e aprofundamento e uma atividade com questões para reflexão e elaboração pessoal.

Além do objetivo principal de conhecer o Ensino Social da Igreja, o curso pretende refletir sobre o modo de agir de Jesus e da Igreja na opção pelos pobres, e assumindo as orientações sociais da Igreja na ação evangelizadora. Além disso, é um objetivo entender a relação entre evangelização, a promoção humana e a libertação.

Confira o cronograma das lições:

1 - Histórico da Ensino Social da Igreja

2 - Fundamentos bíblicos do Ensino Social da Igreja

3 - Princípios da Ensino Social da Igreja

4 - O Trabalho humano: chave da questão social

5 - A Propriedade e a Destinação Universal dos Bens

6 - O Desenvolvimento Econômico e Social

7 - A Política e a Ideologia: construção do bem comum

8 - A Paz como fruto da justiça e da solidariedade

9 - Os direitos humanos e sociais no Ensino Social da Igreja

10 - A Ecologia integral e o Ensino Social da Igreja


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira