Paraná

Colapso

Com 100% dos leitos ocupados, Cascavel (PR) pede apoio urgente à União e ao estado

Secretaria de Saúde pediu apoio para transferência de pacientes a hospitais da região e de outros estados

Curitiba (PR) |
Secretaria de Saúde informa que capacidade operacional e de recursos humanos está esgotada - Mário Oliveira/Semcom

A Secretaria de Saúde de Cascavel (Sesau), na região oeste do Paraná, encaminhou um pedido urgente de transferência de pacientes infectados com Covid-19 para hospitais da região e de outros estados. O documento, assinado pelo secretário de saúde Thiago Stefanello e pelo prefeito Leonardo Paranhos, foi encaminhado nesta terça (02) com endereço à Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde.

A informação foi divulgada pela jornalista Laís Laíny, do portal regional CATVE, que teve acesso ao documento.

"A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel vem requerer apoio imediato de caráter urgentíssimo na Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde para adotar providências para transferência dos pacientes que necessitam de suporte em hospitais para outras regiões e Estados da Federação", pede o secretário.


 

A Sesau informa, no pedido, que a capacidade operacional e de recursos humanos está esgotada, com internamentos acima do suportado. "Não é mais possível internar nenhum paciente até que a Central de Leitos realize a transferência de alguns pacientes", consta na carta.

De acordo com o último boletim epidemiológico oficial, com data de 01/03, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em Cascavel é de 100%. Os leitos de enfermaria registram ocupação de 94,73%. A cidade tem 24.318 casos confirmados e 330 óbitos.

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a Sesau, através da Secretaria de Comunicação do Município, solicitando atualização sobre o pedido de transferência de pacientes.

A Secom informou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estará na cidade nesta quinta (4), atendendo ao pedido do prefeito Leonardo Paranhos. "Na pauta de trabalho, um novo pedido de equipamentos para ampliação de UTIs e uma remessa extra de vacinas contra a Covid-19 para Cascavel", informa.

Atualizada às 11:36

Edição: Lia Bianchini