Paraná

Especial edição 200

Brasil de Fato Paraná: capas que marcaram história

Confira alguns destaques entre as duas centenas de edições do tabloide semanal

Curitiba (PR) |
Brasil de Fato Paraná celebra 200 edições - Divulgação

Nesta quinta (25), o Brasil de Fato Paraná chegou à importante marca de 200 edições. O jornal começou impresso em 2016 e circulou, ao longo dos anos, de mãos em mãos pelas ruas de diferentes cidades do Paraná - da capital ao interior. Com a chegada da pandemia da Covid-19, respeitando as restrições e medidas de segurança, o jornal passou a circular exclusivamente de forma digital desde março de 2020. 

Para celebrar o lançamento da edição 200, relembramos capas que marcaram a história da cobertura jornalística do Brasil de Fato Paraná.

Manifestações contra aumento na passagem dos ônibus foram destaque na edição 1, em 25/2/2016


Diagramação: Vanda Moraes

A edição nº 1 do Brasil de Fato Paraná, no ano do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, trazia um assunto local que repercutiria pelos próximos anos: o preço das tarifas e os benefícios concedidos aos donos das empresas do transporte coletivo. A matéria relatava as irregularidades constatadas em CPI da Câmara de Vereadores na licitação e sugeriu a anulação dos contratos. Em Curitiba, o texto mostrava ainda as manifestações contra o aumento das tarifas.

Relações do ex-juiz Sergio Moro e os Estados Unidos, edição 40, de 1/6/2017


Diagramação: Vanda Moraes

A cobertura da Operação Lava Jato foi feita desde o começo do jornal. Com destaque para revelações que seriam confirmadas pelas mensagens trocadas entre o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores do Ministério Público e outros agentes acerca da colaboração feita fora dos canais oficiais com outros países. No texto do repórter Daniel Giovanaz, é relatada conferência com participação do ex-juiz que visava ao treinamento de membros do Judiciário pelos Estados Unidos antes da Lava Jato.

Massacre dos professores, 3 anos depois, edição 77, de 26/4/2018


Diagramação: Vanda Moraes

A repercussão do massacre dos professores, no 29 de abril de 2015, foi destaque do BDF-PR. Além dos relatos de “uma das operações mais violentas da história em Curitiba”, a matéria mostrava que os responsáveis pela ação, o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o então secretário de segurança pública estadual Fernando Francischini (PSL), estavam sendo “gradativamente inocentados.” E, pior, a Justiça insinuava a responsabilidade dos manifestantes como causa da violência da polícia.

Especial de Agroecologia, edição 82, de 30/5/2018


Diagramação: Vanda Moraes

Um dos principais temas da pauta do Brasil de Fato Paraná, a agroecologia teve destaque em especial com a manchete “A vida fica melhor sem veneno na comida”, que trazia a programação da 17ª jornada de Agroecologia, em Curitiba. Foram abordados temas como a diferença entre alimentos saudáveis e o veneno utilizado pelo agronegócio, a preservação de sementes crioulas, redes de distribuição de produtos e fabricação de cervejas artesanais. Além de feira, shows e outras atividades da jornada.

Incêndio faz pessoas perderem tudo em comunidade, edição 107, 20/12/2018


Diagramação: Vanda Moraes

Com o título “O Natal que ninguém queria”, a edição 107 do Brasil de Fato Paraná noticiou a destruição de casas pelo fogo após ação policial na comunidade 29 de março, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense. A cobertura, feita ao vivo nas redes sociais desde o começo do incêndio, mostrou a realidade de mais de 200 famílias que perderam tudo em 7 de dezembro de 2018. Há relatos de violência e ameaças a moradores feitos pela polícia, após a morte de um policial no local.

Um ano da prisão de Lula, edição 118, 11/4/2019


Diagramação: Vanda Moraes

O Brasil de Fato Paraná fez cobertura jornalística da prisão do ex-presidente Lula desde o primeiro dia até sua libertação. Foram 580 dias narrando o que acontecia e entrevistando personalidades nacionais e internacionais e pessoas que vinham prestar solidariedade ao ex-presidente na Vigília Lula Livre. Na edição de um ano da prisão, o jornal explicou os motivos para sua libertação e os vícios do processo, e fez perfis de pessoas que frequentavam a Vigília.

Efeito Bolsonaro fecha fábrica, edição 119, 18/04/2019


Diagramação: Vanda Moraes

A produção da fábrica da BRF em Carambeí-PR foi paralisada e os funcionários passaram a viver de seguro-desemprego e com o risco de demissão após o encerramento da venda de carne a países árabes. Para Wagner Rodrigues, do sindicato regional, a postura do governo Bolsonaro levou à perda de mercados. “Há reflexo da política externa do atual governo, da aproximação com Israel e por ter deixado de lado a política neutra que o Brasil tinha em relação aos conflitos dos árabes”, disse.

Morte de Jovens causa revolta no Parolin, edição 141, 10/10/2019


Diagramação: Vanda Moraes

Quatro jovens, Eduardo Augusto Damas, 21 anos, Elias Leandro Pires Pinto, 17, Felipe Bueno de Almeida, 16, e Gustavo Bueno de Almeida, 14, moradores de uma comunidade no Parolin, bairro no centro de Curitiba, foram mortos pela polícia em 2019. A polícia alegou que houve perseguição e troca de tiros e que o carro era roubado. Mas moradores disseram que os jovens não estavam armados e foram executados. O que levou a protestos da comunidade e repressão da polícia. 

Apoie o BdF-PR

Caixa Econômica Federal  
Ag: 0663 
Op: 022 
Conta poupança: 90-2 
Pix: 01.594.863/0001-05

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini