Paraná

Educação na pandemia

"Essencial é a vida": educadores fazem ato contra aulas presenciais no oeste do PR

Região apresenta 93% de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19

Curitiba (PR) |
Núcleo Sindical da APP-Toledo colocou coroas de flores em frente ao Núcleo Regional de Educação - Fernando Buss

O Núcleo Sindical da APP-Toledo realizou um ato simbólico em frente ao Núcleo Regional de Educação de Toledo, no início da manhã desta quarta (24). O ato teve como objetivo lembrar as vítimas da Covid-19, especialmente as da região abrangida pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo.

A região oeste do Paraná vive um momento alarmante. Segundo boletim divulgado nesta terça (23) pela Secretaria da Saúde, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 na região está em 93%. Restam livres apenas 16 leitos. O estado registra, no total, quase 619 mil casos confirmados de pessoas infectadas e pouco mais de 11 mil mortes pela Covid-19.

Diante dos números, a Direção Regional da APP-Toledo entende que a volta às aulas presenciais apenas vai agravar a situação em que o oeste do Paraná se encontra. O retorno das aulas presenciais na rede pública, para o sindicato, é "uma medida temerária no atual contexto sanitário e tem ocorrido sem que as escolas tenham condições humanas e estruturais de garantirem o mínimo de segurança aos profissionais, estudantes e familiares".

"Estamos deixando esse protesto simbólico, onde temos uma coroa [de flores] para educadores e outra para estudantes, para deixar a seguinte mensagem: nós não aceitamos a política de morte imposta pela Secretaria de Estado da Educação, nós não aceitamos que a morte seja uma possibilidade nas nossas escolas", afirma o professor Esion Fernando, presidente do Núcleo Sindical da APP-Toledo.

De acordo com o Núcleo Sindical, o ato foi uma forma de denúncia pelas vidas perdidas com pandemia da Covid-19 e também de protesto contra ações governamentais que, "no lugar de controlar a pandemia, colaboram com a sua disseminação entre a população".

Edição: Lia Bianchini