Ceará

Brasileirão

Futebol: Ceará garante vaga na Sul-Americana e Fortaleza busca permanência na Série A

Ceará está na 10ª colocação do brasileirão, posição na tabela nunca antes alcançada.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O Ceará irá enfrentar o Botafogo, já rebaixado para a Série B, nesta quinta-feira (25). - Foto: Miguel Locatelli/cearasc.com

A edição de 2020 da Série A do Campeonato Brasileiro está na sua reta final, e os times cearenses estão garantindo mais um ano de permanência na elite do futebol nacional. O Ceará fez bonito na competição e garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2021 após uma vitória diante do Coritiba por 2 a 0, no estádio Couto Pereira. O Ceará irá a disputar o torneio internacional após 10 anos. Além disso, o time alvinegro está na 10ª colocação do brasileirão, posição na tabela nunca antes alcançada. Em 2010, por exemplo, a equipe terminou a competição em 12º lugar. Agora, o Ceará irá enfrentar o Botafogo, já rebaixado para a Série B, nesta quinta-feira (25). O resultado da partida pode melhorar ainda mais o desempenho do Ceará na competição. 

Já o Fortaleza aparece na outra ponta da tabela, mas com chances reais de permanência na Séria A do brasileirão. Com os empates de Vasco e Goiás na 37ª rodada, o Fortaleza está praticamente assegurado pelo terceiro ano consecutivo. Mesmo que matematicamente não seja possível afirmar a permanência do Leão do Pici na elite do futebol brasileiro, o seu rebaixamento só acontecerá caso ocorra uma combinação improvável, inclusive, com goleadas. Para o Fortaleza ser rebaixado, além de ser goleado pelo Fluminense, seu adversário na última rodada, o Vasco teria que aplicar uma goleada sobre o Goiás. Com isso, os torcedores acreditam na permanência do time por mais um ano na Série A. Além disso, o time também busca uma vaga na Sul-Americana.
 

Edição: Monyse Ravena