Paraná

Volta às aulas

Em Curitiba, escola municipal é fechada após confirmação de professoras com Covid-19

Caso aconteceu na Regional CIC e sindicato acionará o Ministério Público

Paraná |
Escola na Regional CIC tem professoras contaminadas com o coronavírus e é fechada - Divulgação

O retorno presencial das atividades da rede municipal de educação teve início nesta segunda feira, 22, já com casos de contaminação por coronavírus. Em visita a alguns equipamentos públicos da Regional CIC, nesta segunda-feira, 22, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba – SISMMUC - encontrou o Centro Municipal de Educação Infantil Marechal Rondon II fechado devido a dois casos simultâneos da doença, duas professoras confirmaram terem contraído Covid-19. O ano letivo teve início na quinta-feira passada,  com atividades de acolhimento que reuniram alunos,  pais e responsáveis nas unidades para esclarecer dúvidas e também apresentar as unidades.

A direção da CMEI informou que o equipamento foi fechado pela Vigilância Sanitária. Ao confirmar os casos, a direção avisou o Núcleo Regional da Educação, que comunicou ao Distrito Sanitário. O fechamento é por uma semana e, nesse período, o equipamento passará por sanitização. A direção ainda informou que os servidores do local que se sentirem preocupados, mesmo sem sintomas, devem procurar uma unidade de saúde para realizar teste para verificar se foram contaminados ou não.

Escolas sem condições

O sindicato vem denunciando desde antes do retorno das aulas presenciais que as escolas não apresentam condições seguras para alunos e professores.

Em nota, o SISMMUC destaca que a Secretaria Municipal de Saúde não deixou claros quais os procedimentos quanto a casos de contaminação e alerta que a situação pode ficar crítica. “A situação no CMEI Marechal Rondon II é um exemplo do risco que os sindicatos vêm alertando. Os casos de Covid-19 devem aumentar com o retorno das atividades presenciais nos equipamentos da educação, sem protocolo eficiente e sem vacinação dos trabalhadores. Apesar da testagem em todos trabalhadores da unidade ser a medida correta, não é essa orientação que está sendo repassada em outros equipamentos. Conforme o decreto 1714/2020, o servidor público sem sintoma poderá ser afastado se tiver contato com familiar contaminado. E quando tem contato com colega contaminado no local de trabalho, também pode pedir afastamento? Afinal, qual deve ser o procedimento? Serão realizados os testes em todos os trabalhadores do equipamento, mesmo sem sintomas, quando forem confirmados casos da doença no local de trabalho?”

Sindicato levará denúncias ao MP

A Coordenadora Geral do SISMMUC, Christiane Izabella Schunig, disse ao Brasil de Fato Paraná que devido à falta de diálogo da Secretaria Municipal de Educação, as denúncias da falta de segurança e proteção dos trabalhadores serão encaminhadas ao Ministério Público. “O Sindicato tem um canal de denúncias. Procuramos sempre resolver com os núcleos de educação e a secretaria. Porém, como a falta de diálogo é grande, estamos articulando uma audiência com o Ministério Público para começar a tratar na justiça,” diz.

Sobre a realidade nas escolas, Christiane diz que a real condição está muito longe da propaganda feita pela Secretária de Educação e o Prefeito. “A realidade mesmo é outra. Salas com pouca ventilação, salas pequenas e a impossibilidade de se fazer distanciamento, não há aferimento de temperatura em todas as escolas e nem tapetes sanitizantes suficientes. Existe um CMEI em que a sala fica no meio, sem janelas,” explica.

O que a Prefeitura diz:

O Brasil de Fato Paraná procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação que respondeu que " o O CMEI Marechal Rondon II, na regional CIC, foi fechado seguindo orientação das autoridades de saúde e passará por sanitização (desinfecção com amônia quaternária) antes de ser reaberto novamente. Por enquanto, é a única unidade fechada devido ao coronavírus. A Secretaria Municipal da Educação investiu, por enquanto, R$ 2 milhões na aquisição de itens para prevenção ao novo coronavírus e produtos de limpeza destinados a toda rede municipal de ensino. Todos os cuidados estão detalhados em protocolo elaborado pela Secretaria da Educação e validade pela Secretaria Municipal da Saúde."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Frédi Vasconcelos