Ceará

Pandemia

Governo do Ceará estabelece controle do tráfego intermunicipal nos dias de carnaval

Barracas de praias também terão restrições no funcionamento

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Fortaleza registra 4.443 óbitos por covid-19. - ASCOM SESA


Por meio do Decreto Nº33.928, de 10 de fevereiro de 2021, o governador do estado Camilo Santana (PT) estabeleceu novas regras para o controle de novas contaminações pelo novo coronavírus no período de carnaval. Além de remover os pontos facultativos para os dias 15 e 16, o decreto ainda prevê que haja um controle nas fronteiras da capital, sendo liberado para o tráfego apenas para situações previstas pelo decreto como questões de trabalho, saúde e transportes de cargas. Barracas de praias terão restrições no funcionamento e há também a recomendação de que municípios com tradição turística instalem barreiras sanitárias em seus limites. Essas ações foram tomadas para barrar o aumento de novos casos de covid-19 que veem ocorrendo no estado e em todo o país neste início de ano.

Estatística
Segundo dados da plataforma IntegraSUS, a semana epidemiólogica quatro e cinco, que corresponde ao período entre os dias 24 de janeiro e 06 de fevereiro, registra percentual de risco alto para internações em Classificação Internacional de Doenças (CIDs) por causas respiratórias, com 82,2% de ocupação dos leitos de UTI-COVID em todo o estado, uma tendência considerada crescente. 
A taxa de letalidade se mantém em 2,7%, um aumento em relação ao mesmo período no ano anterior, quando os dados mostravam 0% de letalidade. Dos 184 municípios do estado, apenas seis mantém o nível de alerta um para incidência de covid-19, considerado como “novo normal”, onde há taxa de letalidade menor que 1% e baixos níveis de ocupação em leitos de UTI-Covid. Todos os demais se alternam entre os níveis dois, três e quatro. Atualmente, pelo menos 84 municípios registraram níveis três e quatro, considerados alto e altíssimo respectivamente. 
O estado registrou 93 óbitos por covid-19 desde o início de fevereiro, com um total de 10.703 mortes desde o início da pandemia, com 4.443 óbitos somente em Fortaleza, município com maior índice de letalidade pela doença. O Ceará é o estado com maior número de mortes por covid-19 no Nordeste, superando Pernambuco e Bahia em número de óbitos e taxa de letalidade.

Medidas de Contenção 
O Decreto nº33.927, de 06 de fevereiro de 2021 reforça o compromisso do estado com as medidas de segurança sanitária propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes públicos. Além disso, houveram determinação de fechamentos de espaços de recreação públicos com alto índice de aglomeração com parques aquáticos e áreas de lazer em condomínios fechados e a intensificação da fiscalização em bares e restaurantes, além da reativação ode leitos de UTIs para dar conta do aumento da demanda de casos graves da doença. 


Vacinação
De acordo com a ferramenta Vacinômetro, da Secretaria de Saúde do Estado, já são 187.371 pessoas vacinadas no Ceará. Só em Fortaleza, foram distribuídas 120.016 doses da vacina Coronavac, distribuída pelo Instituto Butantan. No último sábado, chegou ao estado um novo lote com mais 115 mil doses da vacina, que começou a ser distribuída aos municípios seguindo a mesma logística dos lotes anteriores para distribuição entre as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). 
Após o início da vacinação a nível mundial, recentemente a OMS divulgou dado estatístico em atualização epidemiológica semanal, que registra a diminuição de 17% dos casos confirmados da doença em todo o mundo, em relação a semana anterior, sendo o menor número de casos registrados desde a última semana de outubro. O continente africano registrou uma maior queda no número de casos, com 22% a menos de incidência. O Brasil seguido da França, Rússia e Reino Unido são os países que estão com o maior número de notificações da doença, segundo a OMS.
 

Edição: Monyse Ravena