Paraná

Economia

Em 2020, minoria teve reajuste acima da inflação

Indústria teve saldo positivo e "serviços" registrou os menores reajustes

via Porém.net |
Dados integram o “Boletim De Olho nas Negociações” do DIEESE - Gibran Mendes

O ano de 2020 não foi de ganhos para a classe trabalhadora brasileira. Além dos cortes salariais e suspensões de contrato por conta da pandemia, os reajustes salariais não ultrapassaram a inflação, que ficou em 4,52%. 34,3% dos acordos pelo menos repuseram a inflação, 27,2% foram abaixo e apenas 38,5% trouxeram ganhos reais. No entanto, a variação real média geral dos reajustes foi de -0,11%. A indústria e a região Sul do país registraram os melhores números. Serviços e região Centro Oeste as maiores perdas.

Os dados integram o “Boletim De Olho nas Negociações” do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e revelam que as negociações sindicais garantiram alguns ganhos em datas base. A análise já havia mostrado que as propostas patronais no ano passado atacavam direitos e a renda dos trabalhadores e que as campanhas promovidas por sindicatos foram defensivas.

No Sul, onde a pandemia sofreu menos efeitos, os acordos foram 45% acima da inflação, 40,8% pelo menos garantiram a inflação e apenas 14% das negociações registraram perdas. 

Edição: Frédi Vasconcelos