Comida saudável

Feijão agroecológico produzido pelo MST no Paraná alimenta também a solidariedade

Acampamento Maria Rosa do Contestado é gerido por 130 famílias que produzem de forma coletiva e com sementes crioulas

Ouça o áudio:

Produção do feijão agroecológico será doada a três cozinhas comunitárias de Curitiba e para pessoas em situação de vulnerabilidade da capital e de Ponta Grossa. - Joka Madruga
Aqui no momento é só a força da cultura da terra, não estamos com nenhum adubo

Trabalho coletivizado, sementes crioulas e técnicas de agroecologia. Essa é a forma de produção de agricultores do acampamento Maria Rosa do Contestado, localizado no município de Castro (PR).

Segundo os acampados, essa tem sido uma fórmula de sucesso. A última safra de feijão, por exemplo, rendeu mais de duas toneladas do grão, que foi plantado em uma área de 1 hectare e meio, que corresponde a um campo e meio de futebol. E o melhor, totalmente orgânico.

:: Pandemia expõe problemas da sociedade que reforma agrária deu soluções há décadas ::

Continua após publicidade

Vanderlei Vieira é um dos coordenadores do setor de produção da comunidade, ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele conta que o ciclo levou 90 dias, e que não foi utilizado nenhum tipo de agrotóxico. Até maquinários de fora foi evitado para não contaminar a produção.

“Trabalhamos no coletivo, com enxada e com uma carpideira manual que alguns companheiros montaram e fizemos duas limpezas cada safra. Aqui no momento é só a força da cultura da terra, não estamos com nenhum adubo”, enfatiza o coordenador.
 


Trabalho é feito de forma coletiva, com enxada e com uma carpideira manual montada por acampados do Maria Rosa do Contestado / Arquivo - Maria Rosa do Contestado

A saúde também é outro ganho da produção agroecológica, conta Vanderlei, que trabalhou anteriormente, desde a infância, com lavouras com veneno.

:: Como o MST consegue vender arroz a um preço justo em meio à alta do valor? ::

Hoje, ele acredita que a agroecologia lhe concedeu alguns anos a mais de vida.

“E a gente vê que as doenças, o câncer que está matando, é o veneno. Então a gente tá aí nessa luta e vamos seguir em frente”, afirma.

Criado em 2015, o acampamento foi fruto da luta de famílias de trabalhadores organizados pelo MST. Antes uma área pública sem uso social, hoje o terreno é gerido por 130 famílias que vivem da venda de produtos com certificação agroecológica pela Rede Ecovida.  

:: Chocolate Terra Vista: o sabor que vem da produção sustentável ::

Célio de Oliveira, também coordenador da comunidade, destaca que outro ganho da produção agroecológica é a conquista de autonomia por parte dos trabalhadores.

“Nessa forma de trabalho que a gente adotou, pensando também na qualidade de vida das pessoas. E aqui a gente está falando do feijão, mas a gente planta uma grande variedade de produtos. Mandioca, arroz, hortaliças em geral, para a gente ter essa autonomia. E também para gente não ficar escravo do trabalho, do mercado, do sistema, que tenta tirar nosso tempo, do povo trabalho”, alega Célio.

A importância que os acampados do Maria do Contestado dão à saúde e qualidade de vida, não fica só da porteira para dentro. Tanto que a última colheita foi destinada totalmente à doação. 

:: Combate à fome: articulação agroecológica garante comida de verdade em Florianópolis :;

A iniciativa fez parte de ação de solidariedade do MST com duas outras lavouras coletivas de feijão orgânico: uma no assentamento de Contestado, da Lapa; e outra no acampamento Padre Roque Zimmermann, também de Castro. 

No total, foram mais de 8 toneladas do grão colhidos em mutirão e destinados à alimentação dos que sofrem com a fome durante a pandemia.

Liana Franco, agricultora do Contestado e da coordenação estadual do movimento, lembra da importância da solidariedade como prática dos sem-terra.

:: Dia Mundial de Combate ao Câncer: o que a alimentação tem a ver com a doença? ::

“Para nós não é qualquer colheita de feijão, para nós tem um significado muito maior, porque esse produto será um alimento para a partilha”.

O feijão será doado a três cozinhas comunitárias de Curitiba e para pessoas em situação de vulnerabilidade na capital e em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.

Edição: Daniel Lamir