Chapéu alheio

Bolsonaro inaugura obra iniciada por Dilma e é recebido com protestos no Paraná

Presidente esteve na cidade nesta quinta (04), para inaugurar Centro Nacional de Atletismo

Brasil de Fato | Cascavel (PR) |
Manifestantes pediam impeachment de Bolsonaro e "vacinação já" - Lia Bianchini

Militantes de esquerda, de sindicatos de trabalhadores e de movimentos sociais que integram a Frente Brasil Popular em Cascavel realizaram protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã desta quinta-feira (04).

Bolsonaro esteve na cidade do oeste paranaense para fazer a inauguração do Centro Nacional de Atletismo, obra iniciada ainda no governo de Dilma Rousseff (PT).

Em protesto contra o presidente, manifestantes colocaram faixas em pontos estratégicos da cidade e fixaram dezenas de cruzes no Eco Park, próximo ao Centro Nacional de Atletismo. O ato simbolizou a quantidade de mortes causadas pela covid-19 no Brasil, que, na visão dos organizadores do ato, foram "potencializadas pela política adotada pelo governo federal".


Cruzes simbolizaram o número de mortos pela Covid-19 no Brasil / Lia Bianchini

Os manifestantes também pediam “vacinação já” para toda a população brasileira e o impeachment de Jair Bolsonaro. Todos usavam máscaras e mantinham distanciamento durante o protesto.

Leia também: Dossiê pede que Joe Biden suspenda acordos de Bolsonaro com os Estados Unidos

“Estamos dia a dia perdendo direitos, estamos totalmente vulneráveis à contaminação pela covid-19, estamos sem emprego sob a ameaça da fome e o Bolsonaro e o Ratinho [Júnior, governador do Paraná] não olham para o povo. A única saída para o Brasil é o 'Fora, Bolsonaro'”, afirmou uma das manifestantes no local que, por medo de represálias, preferiu não ter seu nome identificado.


"Impeachment já" era uma das palavras de ordem / Lia Bianchini

Além dos protestos contrários ao presidente, manifestantes pró-Bolsonaro também estiveram no local durante toda a manhã. Com faixas fixadas em caminhões, eles cobravam redução das tarifas de pedágio no estado e pediam “Bolsonaro, salve o Paraná”.

Com batalhão de operações especiais e cavalaria, forte aparato policial cercou a comitiva do presidente. Os protestos foram pacíficos de ambos os lados.


Protestos tomaram a manhã de quinta (04), em Cascavel / Lia Bianchini

Obra é de 2015

A obra do Centro Nacional de Atletismo de Cascavel foi iniciada em 2015, ainda sob a gestão de Dilma Rousseff na presidência da República, com verbas do governo federal e do governo do Paraná. O objetivo era que o local servisse de base para a preparação de atletas para as Olimpíadas de 2016, no entanto, não ficou pronta no prazo estipulado.

A expectativa, agora, é que o local sirva de formação para novos atletas e para atrair grandes eventos. O Centro tem cerca de oito mil metros quadrados, arquibancada para 900 pessoas e segue os padrões da Federação Internacional de Atletismo.

Os custos de manutenção do espaço serão bancados pelo governo do Paraná. A gestão será compartilhada com a Prefeitura de Cascavel.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini