Paraná

Coronavírus

Paraná registra em janeiro o maior número de casos desde o início da pandemia

Ao todo, já são 10 mil mortes e 547.827 casos confirmados no estado paranaense.

Paraná |
A fotojornalista, com prevenção e cuidados básicos, tem acompanhado diversas situações nas ruas, bairros e hospitais em tempos de pandemia - Giorgia Prates

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde - SESA, o Paraná registrou no dia 12 de janeiro de 2021, 8927 casos em um só dia, sendo o maior registrado até agora desde março de 2020, início da pandemia do coronavírus no Brasil. No total acumulado, o estado registrou mis de dez mil mortes pela Covid-19 e 547.827 casos confirmados do novo coronavírus, até esta segunda-feira (1º).

O segundo dia com maior número de pessoas diagnosticados com Covid19 aconteceu no dia 14 de janeiro, atingindo 8744 paranaenses. Em entrevista ao Brasil de Fato Paraná, a diretora de Atenção à Saúde e Vigilância da Secretaria do Estado da Saúde, Maria Goretti David Lopes, o aumento já era esperado devido às festas e viagens do fim de ano. “Tivemos aglomerações em festas e surtos de Covid 19 em famílias, devido às reuniões de fim de ano. Já era esperado, mesmo que tivéssemos avisado e solicitado para que isso fosse evitado por parte da população,” disse.

Questionada sobre a necessidade de uma postura mais rígida do governo estadual, a exemplo de outros países, quando ao não cumprimento das regras sanitárias para este momento de pandemia, Maria Goretti destacou que a Secretaria de Saúde continuará investindo na parte educativa. “Falamos e continuaremos falando para que a população nos ajude, façam distanciamento, usem máscara e, principalmente, não aglomere. Porém, a cultura brasileira é diferente de outros países. Há ainda um longo caminho para amadurecer a cidadania coletiva.” 

 

Na última terça feira, 02/02, foram registradas mais 94 mortes e mais 4301casos no Paraná. Os óbitos ocorreram entre 17 de dezembro de 2020 e esta segunda, segundo o boletim da SESA.

 

Perfil dos pacientes

A média de idade dos que contraíram coronavírus neste período, segundo relatório da Secretaria de Saúde, é de 39 a 47 anos e a grande maioria, são mulheres. Já a idade dos que morreram de COVID19 é acima de 68 anos e a maior parte, são homens. A maior parte das pessoas que morreram é formada por homens – 59% (5.872 mortes).

 

 

 

 

Edição: Lia Bianchini