Paraná

LUTA POPULAR

Coletiva de imprensa evidencia problema da falta moradia

Organizações voltadas à luta urbana por isso organizam uma coletiva de imprensa, dia 4, às 10h

Curitiba (PR) |
A coletiva acontece no dia 10, às 18h, na própria ocupação - Giorgia Prates

Em duas semanas, no fim de 2020, ocorreram três ocupações em Curitiba com a presença de, no mínimo, 200 famílias. Bem como dois despejos forçados em período de pandemia.
Surgiram as ocupações Nova Guaporé e Britanite, que vivem a incerteza do risco de despejo, ausência de negociação por parte do poder público e assistência às famílias, ao lado da grave debilidade de política municipal, estadual e federal de habitação.
Organizações voltadas à luta urbana por isso organizam uma coletiva de imprensa, dia 10, às 18h, na ocupação Nova Guaporé (com transmissão de live pelo Brasil de Fato Paraná e mídia alternativa) para mostrar a real situação das famílias na ocupação Guaporé, e de forma geral em Curitiba, com a participação de entidades como Terra de Direitos, com a presença também da Defensoria Pública do Paraná, entre outras entidades e parlamentares.

Dados da ong Habitat Brasil mostram que o Brasil tem, pelo menos, 6,9 milhões de famílias sem casa para morar. Ao mesmo tempo, existem 7,9 milhões de imóveis vagos no Brasil.

Edição: Pedro Carrano