Paraná

Vacina

Ato em defesa da vacinação reuniu movimentos sociais em Curitiba, na sexta (29)

Uma faixa com os dizeres “Vacina é ciência, vacina é vida” foi estendida em frente à UFPR e o Hospital de Clínicas

Paraná |
Uma faixa em defesa da ciência e da vacina foi estendida em frente à UFPR, em Curitiba. - Giorgia Prates

Na manhã desta sexta feira, 29/01, mais de 200 pessoas participaram do Ato "Vacina é ciência, vacina é vida'', convocado pela Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), do Sindicato dos Trabalhadores Em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR) e do Diretório Central de Estudantes da UFPR (DCE-UFPR). Outras agremiações e movimentos sociais também participaram da atividade que ocorreu na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR. Logo após, os manifestantes também foram para a frente do Hospital de Clínicas e repetiram o ato simbólico.

O objetivo das entidades organizadoras foi reforçar as mobilizações sociais em defesa da vacinação em massa e da ciência. Segundo o presidente da APUFPR, Professor Paulo Vieira Neto, “por mais que o presidente tenha tratado a ciência como inimiga desde antes de assumir seu mandato, a pandemia derrubou sua narrativa e mostrou que é a produção científica que está trazendo soluções efetivas para o controle da pandemia de Covid-19.” Uma faixa com os dizeres “Vacina é ciência, Vacina é vida” foi estendida nas escadarias da universidade. Flores homenageando os mortos pela COVID19 foram colocadas simbolicamente em cima da faixa. Na próxima segunda feira, 02/02, 
a faixa será pendurada em frente ao prédio histórico da UFPR.


Em um ato simbólico, flores foram colocadas em homenagem aqueles que morreram vítimas da COVID19 / Giorgia Prates

Mariane Siqueira, presidente do Sinditest/PR, que também representa os profissionais da saúde do Hospital de Clínicas disse que é preciso fazer estes atos para vencer a dualidade de narrativas entre o negacionismo versus a ciência. “Estas mobilizações são para que a gente conscientize a população sobre a importância da vacina. Estamos aqui também representando os trabalhadores do HC questão na linha de frente do combate ao coronavírus e participaram de pesquisas para a produção da vacina,” disse Mariane.  O ato simbólico também aconteceu em frente ao Hospital de Clínicas.

Além dos representantes das entidades organizadoras, lideranças políticas como o ex deputado federal e atual presidente do PT Curitiba, Ângelo Vanhoni, a vereadora pelo PT, Carol Dartora, o Vereador Renato Freitas – PT, o deputado federal Gustavo Fruet – PDT, o deputado estadual Goura – PDT e o ex Governador do Paraná, Roberto Requião estiveram presentes. O ato foi realizado com todas as medidas de segurança, com distanciamento, uso de álcool em gel e de máscara.

 

Dia 31, carreata e bicicletada acontecem no Paraná pró impeachment de Bolsonaro

Uma segunda manifestação pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, principalmente pelos crimes cometidos contra a saúde da população brasileira, acontecerá em todo o Brasil no próximo domingo, dia 31. Em Curitiba, a manifestação, que é nacional, acontecerá a partir das 15h, com carreata e bicicletada saindo da Praça Nossa Senhora de Salete.

Edição: Frédi Vasconcelos