Paraná

Chegada da vacina

Em Cascavel (PR), vacinação começa com previsão de aplicar apenas uma dose por pessoa

Com remessa de pouco mais de 6 mil doses, nem a totalidade dos profissionais de saúde serão imunizados no município

Curitiba (PR) |
Informação oficial é de que envio da remessa para a segunda dose será feito pelo governo federal, sem data definida para a chegada - Divulgação/Prefeitura de Cascavel

A Prefeitura de Cascavel, na região Oeste do Paraná, começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta (20). A regional de saúde recebeu, na terça (19), uma remessa com 8.160 doses. Desse total, 6.371 são para aplicação em Cascavel e as demais doses foram distribuídas para outros 24 municípios da região.

No Plano Municipal de Imunização, a Secretaria de Saúde do Município prevê a vacinação de 17.274 pessoas na 1ª fase de vacinação, tendo como prioridade profissionais de saúde, seguidos por pessoas em Instituições de Longa Permanência, Pessoas com Deficiência institucionalizadas e idosos com mais de 80 anos. Como a indicação é que, para a imunização adequada, sejam aplicadas duas doses em cada pessoa, o número de doses necessárias para completar a 1ª fase é de 34.548. Segundo a Secretaria de Saúde, a remessa atual será usada para vacinar 6.371 pessoas, sendo 5.642 profissionais da saúde.

Questionada sobre o número de doses ser insuficiente para imunização adequada dessas mais de seis mil pessoas, a Secretaria de Saúde, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que "a imunização será feita em duas aplicações e o envio da remessa para a segunda dose às pessoas que estão sendo imunizadas será feito pelo governo federal, mas ainda não há uma data definida para a chegada."

Em transmissão ao vivo por sua página de Facebook, na manhã desta quinta (21), Professora Liliam, vereadora de Cascavel pelo PT, afirmou que a cidade vive um "cenário grave demais". "Não tem vacina. O volume de vacinas que Cascavel recebeu vai imunizar uma ínfima parte da população. Do ponto de vista do enfrentamento, é muito mais um exercício de nos dar esperança do que de iniciar um enfrentamento a essa trágica doença", disse.

A vereadora protocolou um ofício cobrando que a Prefeitura invista em campanhas de conscientização sobre a vacinação e sobre a situação da pandemia no município. "É importante reafirmar que estamos muito longe de pensar na vacinação efetiva", afirmou Liliam.

Posicionamento do governo

A informação do Governo do Estado é que, de fato, a remessa contempla apenas a primeira aplicação. "As primeiras foram entregues a Curitiba e aviões decolaram do Aeroporto do Bacacheri levando cerca de 80 mil doses para o Interior. Outras regionais que ficam perto da Capital foram atendidas por via terrestre. Na quarta-feira, todos os municípios haviam retirado as cargas e a maioria iniciou a vacinação no mesmo dia, de maneira simbólica ou definitiva. O outro lote será encaminhado para aplicação da segunda dose em três semanas." 

Edição: Pedro Carrano