Paraná

Imunização

Curitiba começa campanha de vacinação contra a Covid-19

Profissionais da Saúde, pessoas em Instituições de Longa Permanência e indígenas serão os primeiros vacinados

Curitiba (PR) |
Dando início à campanha, foram vacinados cinco profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que farão parte das equipes de vacinadores - Giorgia Prates

A Prefeitura de Curitiba iniciou oficialmente a campanha de vacinação contra a Covid-19, nesta quarta (20), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Em ato simbólico, foram vacinados cinco profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que vão atuar no grupo de vacinadores durante a campanha. No total, serão vacinados no mesmo local 250 profissionais que serão responsáveis pela aplicação de vacinas na cidade.

Os primeiros profissionais vacinados foram a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento do Boa Vista, Silvana Maria Bora, servidora da rede municipal de saúde há 20 anos; a médica intensivista Elizabeth Moraes da Silva; a técnica de enfermagem Claudia Maria dos Santos; a profissional de higienização hospitalar Taís Ribeiro; e o médico do SAMU, Hugo Onaka, que atua na urgência e emergência há 10 anos.

"É com muita esperança que essa vacina vem para acalentar a pandemia. Mas não podemos nos descuidar, precisamos continuar usando máscara, álcool e mantendo distanciamento", afirmou a enfermeira Silvana, primeira entre os profissionais de saúde vacinados nesta quarta. A secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, enfermeira formada pela PUC-PR, foi quem aplicou a primeira vacina.

Na abertura do ato simbólico, o prefeito Rafael Greca criticou as falsas informações sobre remédios eficazes contra a Covid-19. "Não é um remédio de vermes, não é um remédio de malária, até porque os que tomaram esse remédio, muitos estão no cemitério e há os que estão nos hospitais, internados. É a vacina do Butantã, a vacina do Brasil, a vitória da ciência. Agora é fazermos um grande esforço para produzirmos o máximo de vacina que pudermos e para comprarmos o máximo que pudermos", disse.

Ainda nesta quarta, na parte da tarde, as equipes de vacinação começam a percorrer Instituições de Longa Permanência (ILPs) para aplicar as vacinas em moradores, funcionários e cuidadores. A primeira instituição é o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde serão vacinadas 218 pessoas.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que sejam vacinadas ainda nesta quarta um total de 825 pessoas. Até o meio da próxima semana, devem estar vacinados os seis mil moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência da cidade. Também existe a previsão de que sejam vacinados 150 indígenas da aldeia Kakané-Porã, na região do Tatuquara.

O público não deve procurar o pavilhão de vacinação em busca da imunização, porque todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação, pelo aplicativo Saúde Já.

Remessa refere-se apenas à primeira dose

Curitiba recebeu na terça (19) a primeira remessa de vacina, com 23.160 doses da Coronavac. O montante é referente às primeiras doses a serem aplicadas no público prioritário e deve contemplar 27,5% das 79.910 pessoas previstas na primeira fase do plano municipal.

De acordo com a Prefeitura, os imunizantes para a segunda dose serão repassados ao município nas próximas semanas, assim que encerrada a primeira rodada de vacinação.

“Essa é só a primeira etapa, pedimos novamente a colaboração da população. Para que espere sua vez, que não vá ao ponto de vacinação enquanto não receber o seu agendamento. Vamos comunicar amplamente cada grupo”, disse Marcia Huçulak.

Além das ILPs e de indígenas, também fazem parte do grupo prioritário da primeira fase do plano 12 mil profissionais de saúde da linha de frente e cerca de 2.500 profissionais de equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Edição: Lia Bianchini