Paraná

Covid-19

Paraná começa vacinação simbólica contra Coronavírus

Primeiras doses são suficientes para cerca de 2,3% da população e devem ser destinadas a profissionais de saúde

Curitiba (PR) |
Primeira aplicação está prevista para esta segunda-feira (18), no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, às 17h - Jonathan Campos/AEN

Depois de o Estado de São Paulo aplicar as primeiras doses da vacina Coronavac no domingo (17), mesmo dia de sua aprovação emergencial pela Anvisa, outros estados, prefeituras e o governo federal entraram na corrida para o “marketing” da vacina.

No Paraná, a primeira aplicação está prevista para esta segunda-feira (18), no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, às 17h. Feita de maneira aparentemente improvisada, o lançamento foi anunciado, mas até o começo desta tarde a secretaria de Comunicação, de Saúde e o próprio Hospital não tinham detalhes de como ocorreria nem confirmavam o começo da vacinação.

Caso comece mesmo nesta segunda-feira em Curitiba, depois, as 265 mil doses previstas nesta primeira fase devem ser distribuídas por todo o estado. No total, essas vacinas serão suficientes para uma dose a cerca de 2,3% da população do Estado. Curitiba e outras cidades também pretendem vacinar, com doses próprias ou enviadas pelo governo federal, a partir de quarta-feira (20).

Planos de vacinação

Tanto a capital, como o Estado do Paraná, publicaram nos últimos dias seus planos de vacinação, que podem ser conferidos nas suas páginas na internet. Como regra geral, serão vacinados primeiramente pessoas ligadas à área da saúde, idosos e população indígena.

Edição: Lia Bianchini