Paraná

DESCASO NA GESTÃO

Diretor da Copel ofende funcionários em rede social

Em nota de repúdio, sindicato cobra pedido de desculpas e processo disciplinar

Curitiba (PR) |
Governador Carlos Massa Ratinho Jr. participa da solenidade de posse do presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.
Governador Carlos Massa Ratinho Jr. participa da solenidade de posse do presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. - Rodrigo Félix Leal/AEN

O diretor da Copel, Thadeu Silva, comparou os funcionários da empresa a “porcos de granja”. O termo foi usado para “separar” os profissionais que avançam na carreira com aqueles que não conseguem o selo Project Management Professional (PMP).

O comentário foi feito na rede Linkedin. Ele fere o Código de Conduta da empresa e repercutiu mal entre os copelianos.

Ao parabenizar um colega pelo certificado, Thadeu Silva, que é diretor de Operações e Manutenção da Copel Geração e Transmissão, mostrou o que pensa sobre seus colegas de profissão sem a mesma qualificação. “Seja bem vindo ao seleto time dos PMPs! Agora, não tem espaço para “porco de granja”! Mete bronca em Colider, pois teremos outros tantos projetos pela frente!”, comparou.

Senge-PR cobra explicações

Em nota, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) afirma que “devem ser repreendidos aqueles que tentam minimizar publicamente esses trabalhadores, conforme o próprio Código de Conduta da Copel.”

Para o sindicato, se a empresa realmente tem o compromisso de apoiar, proteger e preservar os direitos humanos e as relações de trabalho, adotando políticas e práticas que contribuam para este fim, se espera que no mínimo seja aberto um processo disciplinar para que Thadeu Silva, diretor de Operações da Copel GeT, conduza publicamente, virtualmente e até privadamente suas relações com os funcionários não tão bem qualificados quanto ele com objetivo de promover a “harmonia, solidariedade, dignidade, respeito, transparência e lealdade”, além de aprender a “aceitar, respeitar e valorizar a diversidade”.

A entidade afirma que vai solicitar um pedido formal de desculpas do bem formado executivo e acionar a Copel para questionar se a empresa compactua com opiniões de seus diretores com relação aos seus funcionários.

Outro lado

Posteriormente em sua rede social, o diretor de operações da Copel Geração e Transmissão disse que houve um equívoco em suas palavras. “Entendo que errei ao trazer à público, em termos que soam indevidos quando lidos de forma descontextualizada, um diálogo pessoal e feito de forma descontraída. Jamais pretendi ofender ninguém e peço desculpas caso o entendimento tenha sido contrário ao meu”, disse Thadeu Silva.

Edição: Pedro Carrano