Paraná

Povos indígenas

Veneno do agronegócio contamina aldeia indígena no Oeste do Paraná

Área é reivindicada pelos Ava-Guarani de Itaipulândia, enquanto Itaipu Binacional move processos de reintegração

Curitiba (PR) |
Pulverização de veneno já causou morte de galinhas na aldeia - Reprodução

Um vídeo feito pelos Ava-Guarani da aldeia Yva Renda mostra fazendeiros pulverizando veneno em plantação de soja em área ocupada por indígenas, no município de Itaipulândia, no Oeste do Paraná. O vídeo foi gravado no domingo (10) e publicado nas redes sociais do Centro de Trabalho Indigenista.


A área é reivindicada pelos Ava-Guarani como Terra Indígena, enquanto a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional move processos de reintegração de posse contra a comunidade.

Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi- Regional Sul), a pulverização de veneno tem sido constante e já causou a morte de galinhas na aldeia. A Polícia Ambiental esteve na aldeia em novembro, após a morte das galinhas, mas a pulverização de veneno na área continua.

"Em plena pandemia, na qual sabemos que problemas respiratórios têm sido a principal causa de mortes por Covid-19, os Ava-Guarani estão respirando veneno jogado pelos fazendeiros da região", escreveu o Centro de Trabalho Indigenista na publicação do vídeo.

 

Edição: Lia Bianchini