Paraná

Política

Notas Políticas Brasil de Fato Paraná

Confira as últimas notícias

Paraná |
Enquanto países como a Inglaterra já começam a vacinar sua população contra a Covid-19, no Brasil o presidente continua com sua política negacionista. - Marcelo Camargo /Agência Brasil

Não tem nem seringa 

Enquanto países como a Inglaterra já começam a vacinar sua população contra a Covid-19, no Brasil o presidente continua com sua política negacionista. Descobriu-se agora que, além de estarmos atrasados na escolha da vacina, o Ministério da Saúde não comprou nem seringas e agulhas necessárias para sua aplicação. A licitação só foi aberta esta semana, num País com mais de 180 mil mortes por Covid. 

 

Sem auxílio, piora 

Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, Kristalina Georgieva, diretora do FMI, disse que o fim prematuro do auxílio emergencial pode ”fazer com que o Brasil alcance a marca total de 24 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza.” Ela destaca que isso também afetará a recuperação da economia. O governo Bolsonaro pretende encerrar o auxílio, que já foi reduzido à metade, neste final de ano. 

 

Senado corrige Fundeb 

Em votação na terça, 15, o Senado corrigiu distorção aprovada pela Câmara dos Deputados no Fundeb. Pelo que tinha sido aprovado pela base bolsonarista, cerca de R$ 16 bilhões desse fundo poderiam ser transferidos para escolas de igrejas ou para o Sistema S, gerido por empresários. O Senado fez o correto, manteve o dinheiro público nas escolas públicas. Haverá, ainda, nova votação na Câmara. 

 

Senado entrega terras 

Dando uma no cravo e outra na ferradura, no mesmo dia o Senado aprovou projeto que facilita a venda de 2,12 milhões de quilômetros quadrados de terras brasileiras para estrangeiros. A proposta, que vai para votação na Câmara, autoriza a compra, de até 25% da área de municípios brasileiros. A legislação atual permite a aquisição a estrangeiros residentes no Brasil, empresas que funcionam no país ou empresas brasileiras cuja maior parte do capital social pertença a estrangeiro. 

 

Edição: Ana Carolina Caldas