Paraná

Futebol masculino

No Brasileirão, times paranaenses só lutam para fugir do rebaixamento

Nas séries A e B, times do estado vão mal. Só milagre leva Athletico à Libertadores

Curitiba (PR) |
Entre os paranaenses, Athletico é o que tem menos chance de cair - Divulgação

Depois de um 2019 em que teve algumas de suas maiores conquistas, o Atheltico vê a realidade em 2020 nos gramados muito próxima da dos outros times do Paraná que disputam as séries A e B do Brasileirão. A luta é para fugir de rebaixamentos, mais que títulos ou vagas nos principais torneios continentais.

Nessa batalha contra a degola, a situação mais difícil é a do Coritiba. Tem apenas 21 pontos em 25 jogos. Faltando 13 partidas até o final do campeonato, terá de conquistar pelo menos oito vitórias nos jogos que faltam para tentar se salvar. Missão muito difícil para quem ganhou cinco jogos em todo o campeonato até agora. Não à toa, o site Infobola calcula em 83% as chances de o Coxa volta à série B. Correndo mais riscos, apenas Botafogo, com 92% de chance de degola, e o Goiás, com 89%.

As chances de o Athletico cair são bem menores, segundo o site, de 22%. Mas a possiblidade de conseguir uma vaga direta na Libertadores é irrisória. Teria de buscar cerca de 10 vitórias em 13 jogos. Em todo o campeonato, conseguiu apenas oito. Se melhorar um pouco o aproveitamento, pode ainda buscar uma lugar na Copa Sul-Americana.

Paraná em queda livre

Outro com sério risco de cair de divisão é o Paraná. Depois de disputar os primeiros lugares da Série B, entrou em que livre e, hoje, as chances de cair para a Série C são, segundo o Infobola, de 67%, já que está na 17ª posição. O primeiro fora do Z4, o Figueirense, tem dois pontos a mais na tabela e 39% de chances de cair. O Operário de Ponta Grossa está cinco posições acima do Paraná e tem apenas 4% de chance de cair, segundo o site.

Edição: Lia Bianchini