Ceará

Literatura

Livro que retrata a história dos Sem Terrinha é lançado este sábado (19) em Fortaleza

O lançamento acontece a partir das 13h, em transmissão ao vivo pelo facebook do MST Ceará e nas rádios do MST Ceará.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O livro é o resultado da pesquisa de mestrado de Monyse Ravenna sobre a trajetória política das crianças brasileiras na condição de expropriadas da terra. - Foto: Elitiel Guedes/MST

Neste sábado (19), a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (Jura) Ceará realiza o lançamento do livro "Os Sem Terrinha: uma história da luta social no Brasil", de Monyse Ravena. Uma co-edição da Editora Expressão Popular e do Plebeu Gabinete de Leitura. O lançamento terá a presença das crianças Sem Terrinha, de Inês Vitorino, professora do Instituto de Cultura e Arte da UFC que assina o prefácio, e de Maria de Jesus, do setor de educação do MST Ceará. A cerimônia de lançamento acontece a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelo facebook do MST Ceará e nas rádios do MST Ceará. O livro custará $25.

O livro é o resultado da pesquisa de mestrado de Monyse Ravenna sobre a trajetória política das crianças brasileiras na condição de expropriadas da terra, especialmente filhas de camponesas e camponeses organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no período de 1981 a 2012. Tomando como fontes os boletins, os textos e as fotos publicados nos jornais e revistas Sem Terra e Sem Terrinha, a autora traz à tona a história social da infância na luta pela reforma agrária junto às famílias camponesas no Brasil desde o último governo da ditadura militar (1980-1985) até o início do primeiro mandato do governo Dilma (2012).

Sobre a autora
  
Monyse Ravenna de Sousa Barros é jornalista e historiadora com graduação em Comunicação Social e mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é editora do Brasil de Fato.

Edição: Vanessa Gonzaga