Paraná

Coluna Juventude

2020: marco da resistência popular

Reflexões da juventude sobre a conjuntura de 2020

Paraná |
Reflexões da juventude sobre a conjuntura de 2020 - Divulgação

O ano de 2020 foi repleto de dificuldades para o povo brasileiro. Com o surgimento do novo coronavírus no País, vimos a fome se agravar nas periferias. O descaso do governo Bolsonaro com a população teve como consequência a morte de mais de 180 mil brasileiras e brasileiros e mais de 6 milhões de infectados pelo vírus. 

O cenário brasileiro, diante da continuidade da política genocida de Bolsonaro, deve se agravar em 2021 com o fim do auxílio emergencial e com a chegada da vacina ao País ainda em um horizonte distante. No entanto, a solidariedade, que sempre esteve presente nas favelas e nas quebradas do Brasil, ousou se transformar em organização do povo. 

Só neste ano, no Paraná, foram distribuídas mais de 430 toneladas de alimentos a partir das arrecadações feitas nas cidades e no campo com trabalhadores, foram criadas cozinhas e hortas comunitárias, turmas de Agentes Populares de Saúde e comunicação e atividades para as crianças. O ano ainda se encerra com a distribuição de alimentos da reforma agrária em Bela Vista, Porecatu, Centenário do Sul, Londrina e Guarapuava, deixando o recado que deve ecoar em 2021: Periferia Viva! Fora Bolsonaro! 

 

Por Anna Sandri,  advogada, militante do Levante Popular da Juventude e da Consulta Popular e Letícia Freitas,  militante do Levante Popular da Juventude e estudante de Ciências Sociais.  

Edição: Ana Carolina Caldas