Paraná

EcoSol

Lançamento de livro marca o Dia Nacional da Economia Solidária no PR

Livro "Gestão Compartilhada para Empreendimentos Econômicos Solidários" já está disponível para download

Curitiba (PR) |
Lançamento aconteceu de forma online, nesta terça (15) - Reprodução

Nesta terça (15), comemorou-se o Dia Nacional da Economia Solidária. Para marcar a data, entidades de apoio, trabalhadoras e trabalhadores da Economia Solidária (Ecosol) do Paraná fizeram o lançamento do livro "Gestão Compartilhada para Empreendimentos Econômicos Solidários".

O livro é resultado do Curso de Extensão Universitária em Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, construído pelo Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) em parceria com a Incubadora de Economia Solidária (Tecsol) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/CT). O lançamento aconteceu de forma online.

Figura histórica da Economia Solidária no Paraná e homenageada no livro como "Doutora em Solidariedade e em Economia Solidária" e "semeadora da Ecosol", Lourdes Marchi se disse de "alma lavada" com o lançamento da obra.

"Nesse tempo todo que estamos trabalhando com Economia Solidária, uns 40 anos, já construímos muita coisa. Tentaram nos destruir, mas estamos firmes e não vamos deixar a peteca cair. O saber vem do povo e é sempre através do diálogo que nós aprendemos", afirmou, emocionada.

O curso Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários fez parte de uma das metas do Projeto Rede Mandala – Rede Estadual de Economia Solidária Fortalecendo Campo e Cidade. Aconteceu entre março e junho de 2019, voltado especialmente para pessoas que já atuam com a Economia Solidária. Os encontros abordaram temas como oratória, criatividade, organização e logística, matemática aplicada à vida, administração de despesas dos Empreendimentos Econômicos Solidários, trabalho e autogestão.

Para Julio Cezar Bernardelli, que foi o professor do curso, o livro é um condensado de práticas mais do que de teorias, construído coletivamente a partir das histórias dos empreendimentos da Ecosol. Para ele, o curso foi um aprendizado de humanidade.

"Não construímos uma economia solitária, o nosso relacionamento tem que ser diferente, precisamos enxergar as pessoas em volta. Precisamos ser mais humanos, ser mais gente nesse planeta, acreditar nos outros. Esse não é um livro de teoria, é um livro de práticas. A história dos empreendimentos construiu isso", disse.

O livro contou com a escrita de dez autoras e autores. Está disponível para livre acesso e download. 

Edição: Lia Bianchini