Bahia

SOLIDARIEDADE

Movimento de População de Rua lança campanha para arrecadação financeira

Em Salvador, o movimento iniciou em 2010 e conta com contribuição para manutenção das atividades

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
O movimento tem o objetivo de manter a sua sede aberta com a programação de serviços, oficinas, organização e lutas. - MNPR BA

O Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) na Bahia lançou, nesta quinta-feira (10), a campanha “Amigos e Amigas do MNPR”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o movimento através de uma arrecadação financeira que ajude na sua autonomia, de modo a contribuir para a manutenção das ações e lutas travadas na defesa da garantia dos direitos humanos para a população que está em situação de rua.

O lançamento da campanha aconteceu no formato virtual e pode ser acompanhado pela rede social do movimento. Participaram do momento, Sueli Oliveira, coordenadora nacional do MPNR; Annemone Santos, coordenadora do Fórum de Catadoras; Vilma Reis, socióloga e militante do Movimento de Mulheres Negras; João Carlos Sales, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Djacira Araújo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e Rafson Ximenes, Defensor Público Geral do Estado.

No fim de novembro deste ano, o MNPR BA reinaugurou sua sede, que fica no Pelourinho, em Salvador, sendo ponto de apoio para as pessoas que estão em situação de rua. A ideia é que o espaço possa oferecer serviços como cabeleireiro, banhos, atividades pedagógicas, oficinas, orientações jurídicas, atendimento em saúde externas, consultório na rua, ações na rua, reuniões, entre outras atividades a serem confirmadas. Com a reinauguração da sede, o MNPR tem o desafio de mantê-la aberta com a programação de serviços, oficinas, organização e lutas. 

Quem quiser apoiar financeiramente a campanha poderá contribuir através de boleto bancário, cartão de crédito, transferência bancária ou PIX.

Histórico

O MNPR surgiu em 2004, em São Paulo, após a chacina da Praça da Sé, episódio que vitimou fatalmente sete pessoas em situação de rua. Outros atos violentos contra a população de rua foram registrados em vários pontos do país. Diante disso, grupos de pessoas em situação de rua nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia iniciaram a mobilização para consolidar o MNPR.

Na Bahia, o MPNPR iniciou em 21 de  março de 2010, em Salvador, quando um grupo de dez pessoas, que estavam em situação de rua, caminhou a partir do Pelourinho, mobilizando pessoas que dormiam em pontos de ônibus, praças e viadutos. As pessoas foram convidadas para o encontro da população de rua que aconteceria horas depois. Esse primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas no Colégio Salete. O encontro foi considerado um divisor de águas para a população em situação de rua.

Edição: Elen Carvalho