Paraná

Pandemia

Paraná registra 69 mortes em um dia por Covid, 20 delas em Curitiba

Estado registrou 5.060 novos casos só nesta quarta (9); na capital são 14.077 casos ativos

Curitiba (PR) |
Em Curitiba, taxa de ocupação das UTIs do SUS para Covid chegou a 94% - Giorgia Prates

Como já havia acontecido nos dias após as eleições municipais, a contaminação por Covid-19 vem aumentando no Paraná. Na quarta (9), boletim da Secretaria do Estado da Saúde registrou 69 mortes e 5.060 novos casos.

Desde o começo da pandemia, já são mais de 6.500 mortes. No Estado 1.273 pacientes estão internados com confirmação de Covid-19, além de mais 1.526 pacientes que estão hospitalizados com problemas respiratórios, considerados suspeitos porque não há, ainda, exames que comprovem a contaminação.

Em Curitiba, boletim do mesmo dia informou 20 óbitos, com 1.431 novos casos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. No total, são 1.882 mortes provocadas pela doença na capital administrada pelo prefeito Rafael Greca (DEM).  O prefeito declarou, nesta semana, estar em contato com o governo de São Paulo para comprar vacinas, porém vem adotando medidas contraditórias, como a abertura total da cidade antes das eleições e o fechamento de unidades de saúde, o que influencia os números atuais e vem causando protestos.

Na capital havia, no dia 9, 14.077 casos ativos, pessoas testadas positivo e com capacidade de transmitir a doença. Por outro lado, a taxa de ocupação das UTIs do SUS para Covid chegou a 94%, com apenas 23 leitos livres.

Edição: Lia Bianchini