Paraná

BdF-PR

Coluna | Notas da redação BdF-PR

Os principais assuntos da semana

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 194 do Brasil de Fato Paraná - Giorgia Prates

Racismo e crime

A fiscal do Carrefour Adriana Alves Dutra foi presa temporariamente, na terça (24), pelo envolvimento na morte de João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado até a morte num supermercado da rede em Porto Alegre. Os seguranças Magno Braz Borges, 30 anos, e Giovane Gaspar da Silva, 24 anos, Policial Militar, foram presos no dia do assassinato. Para a polícia, Adriana poderia ter ordenado que os seguranças interrompessem o espancamento.

Racismo e crime 2

Em Curitiba, houve manifestações contra o crime em frente a lojas da rede. Na sexta (20), e no sábado (21), os protestos foram no Carrefour Parolin, com carrinhos sendo colocados na Av. Marechal Floriano, pedidos para que PMs parem de fazer “bico de seguranças” e que medidas sejam adotadas contra o racismo e a morte de pessoas negras. Em outras cidades do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba, como em Pinhais, também ocorreram atos.

Eleição à esquerda

As candidaturas de Guilherme Boulos (PSOL), em São Paulo, e de Manuela D'Ávila (PCdoB), em Porto Alegre, vêm crescendo na reta final do segundo turno. Boulos, na pesquisa Datafolha de 24/11, passou de 42% para 45% nos votos válidos. Bruno Covas (PSDB) caiu de 58% para 55%. Em Porto Alegre, Manuela também vem tirando a diferença. No último Ibope, Sebastião Melo (MDB) tinha 54% e Manuela, 46%.

Eleição à esquerda 2

No Nordeste há a liderança em várias cidades. Em Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), tem 53% contra o bolsonarista Capitão Wagner, com 35%. Em Recife, Marília Arraes (PT) estava com 45%, contra 39% de João Campos (PSB). Em Aracaju, Edvaldo (PDT) tem 55%, contra 31% da Delegada Danielle (Cidadania). Em Feira de Santana, Zé Neto (PT) lidera com 40%, contra 36% do atual prefeito, Colbert Martins (MDB). Em Vitória da Conquista, Zé Raimundo (PT) tem 40% dos votos e o atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB), 37%. 

Edição: Lia Bianchini