Paraná

Covid-19

Com alta de casos, Ministério Público do Paraná questiona bandeira usada em Curitiba

Capital do Paraná segue em tendência de crescimento de casos desde a última semana

Curitiba (PR) |
Prefeito reeleito Rafael Greca descartou uso de máscara durante a campanha eleitoral - Arquivo Instagram

Curitiba chegou a mais de 11 mil casos ativos de pessoas com coronavírus na última terça-feira (24). Há oito dias, a cidade vem enfrentando crescimento em casos de contaminação pelo novo vírus. Mesmo com dados demonstrando a necessidade de se tomar medidas mais rígidas para conter o crescimento, a Prefeitura de Curitiba, na sexta-feira (20),decidiu manter a bandeira amarela, que significa risco médio.

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, questionou a Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (23), sobre a matriz de risco adotada para o enfrentamento da pandemia. Na petição, o MPPR requer ao Juízo a análise do mérito do pedido feito na ação civil pública, no sentido de que o Município de Curitiba, enquanto durar o estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia, oriente-se a partir de matriz de risco adequada à prevenção e ao enfrentamento da Covid-19.

A Promotoria de Justiça sustenta que a matriz de risco atualmente utilizada pelo Município vem se mostrando ineficaz na prevenção e adoção de providências resolutivas para o enfrentamento da pandemia, sobretudo porque não permite a identificação eficiente de possíveis ameaças e vulnerabilidades causadoras dos riscos sanitários, não indica os métodos de cálculo e de avaliação desses riscos, não estabelece ordem de prioridade a ser levada em consideração nesses cálculos e avaliações de risco e tampouco permite explicitar as providências e ações de controle propostas a partir da metodologia seguida.

Ao demonstrar as fragilidades da matriz adotada, o MPPR argumenta que “o Município de Curitiba vem trilhando caminho contrário ao proposto pelas autoridades sanitárias do Estado do Paraná e pelos referidos Conselhos (Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde)”. Para o MPPR, tal ordem de coisas tem estimulado a diminuição do isolamento social entre a população do município, o que aumenta os riscos de propagação do coronavírus.

Edição: Lia Bianchini