Paraná

BdF-PR

Editorial | O jogo continua e Bolsonaro deve ser derrotado

Os candidatos apoiados pelo atual presidente derreteram em suas campanhas

Curitiba (PR) |
Segundo turno é nova batalha de desgaste do bolsonarismo - Reprodução

É preciso cautela ao olhar os resultados do primeiro turno das eleições para prefeitura e legislativo municipal, mas podemos afirmar que o bolsonarismo já saiu, ao menos, desgastado.

Os candidatos apoiados pelo atual presidente derreteram em suas campanhas, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba. Já os partidos mais pragmáticos, o chamado ‘centrão’ (DEM, PSD, PP etc), mostraram-se fortalecidos.

Pode-se afirmar também que o campo progressista está no jogo, ainda que na defensiva, resistindo com experiências novas, candidaturas que se propuseram a encantar os eleitores que já não estão tomados pelo clima de ódio comum desde 2016, na onda de desgaste da Operação Lava Jato contra toda a esquerda.

As candidaturas de mulheres, negros e negras, LGBT, mandatos e experiências coletivas, fizeram história nessas eleições. Agora, Psol, PC do B e PT disputam o segundo turno em cinco das 18 capitais em disputa, com batalhas centrais em São Paulo, Porto Alegre (RS), Recife (PE), Belém (PA), Vitória (ES). Importante ainda que a influência de Bolsonaro seja derrotada no Rio de Janeiro (RJ) e em Fortaleza (CE).

A esquerda, portanto, está na luta, em uma partida difícil, mas que não terminou, precisamos aprofundar o desgaste do bolsonarismo no segundo turno.

Edição: Pedro Carrano