Paraná

Segunda onda

Curitiba tem mais de 4 mil novos casos de Covid-19 em uma semana

Dia após a reeleição de Greca foi o 6º consecutivo com casos acima de 700

via Porém.net |
Prefeito Rafael Greca discursa sem máscara às vésperas da eleição - Reprodução Instagram

O saldo da reeleição do prefeito Rafael Greca (DEM) é uma cidade com 4.411 casos novos de Covid-19 em uma semana. Nesta segunda (16), Curitiba registrou o sexto dia consecutivo de casos acima de 700. A cidade está em uma segunda onda de contaminações e com 82% dos leitos de UTI ocupados.

Por outro lado, os números não retiram o sono do prefeito, que está animado com a vitória eleitoral. “O eleitor reconheceu a recuperação econômica, o enfrentamento da pandemia e a população soube separar o joio do trigo e eu estou eleito e feliz. Por enquanto, estamos em bandeira amarela. É meu dever pedir que as pessoas usem máscara. Eu estou imune, mas usar a máscara e tomar medidas de higiene são condições que nós temos que manter até que exista um remédio ou uma das muitas vacinas em teste”, disse o prefeito, no domingo (15), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Os 1508 casos registrados no último fim de semana e as 10 mortes foram alvo de críticas nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba. A gestão é cobrada por manter a bandeira amarela durante a eleição e não tomar medidas de saúde mais restritivas.

A cidade tem mais de 6,8 mil casos ativos e a taxa de ocupação dos 283 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 é de 82%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento, restam 51 leitos livres.

Embora a cidade registre aumento dos casos e dos leitos ocupados, a gestão municipal rebaixou a pontuação do sistema de bandeiras de 1,80 para 1,56. Entretanto, mesmo assim continua dentro do considerado faixa laranja.

Edição: Lia Bianchini