Bahia

Culinária

Oficina virtual ensina a preparação de pratos da culinária afro-brasileira

Renda arrecadada vai contribuir para manutenção das atividades do Espaço Cultural Pierre Verger em Salvador

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Serão ensinadas preparações como Amalá, Acaçá, Omolukun, Bolinho de Estudante, Arroz de Hauçá, Cocada Puxa, Acarajé, Abará e Bolo de Aipim. - Tacun Lecy / Divulgação

O Espaço Cultural Pierre Verger promove, a partir do próxima quarta-feira (18), a oficina virtual “Cozinhando Histórias, alimentando Solidariedade”. Em quatro aulas, o projeto ensinará a preparar pratos da culinária afro-brasileira, com contações de mitos africanos inspirada no livro “Cozinhando História”.

Os encontros serão em ambiente virtual, com aulas ministradas por Marlene da Costa e Vovó Cici, educadoras do Espaço. Ao final de cada aula, haverá sessões de bate-papo com as oficineiras. Serão emitidos certificados aos participantes e o acesso às aulas ficará disponível por um mês.

Para participar, é preciso se inscrever na loja virtual da Fundação Pierre Verger. O combo com todas as aulas custa R$ 120,00, mas cada módulo pode ser comprado separadamente. No dia 18/11, a oficina ensinará a preparar Amalá e Acaçá. No dia 20/11, Omolukun e Bolinho de Estudante. No dia 25/11, é a vez do Arroz de Hauçá e da Cocada Puxa. Para encerrar, no dia 27/11, os famosos Acarajé, Abará e Bolo de Aipim.

A renda obtida irá contribuir para a manutenção das atividades do Espaço Cultural em Salvador, que atende semestralmente mais de 200 pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes, das comunidades de Vila América/Engenho Velho de Brotas, e comunidades vizinhas como Vasco da Gama, Federação e Engenho Velho da Federação, com oficinas de arte-educação gratuitas.

Livro para saborear

Entre as várias oficinas promovidas pelo Espaço Cultural, desde 2009 acontece a oficina de Culinária Criativa, que começou com a contação de histórias afro-brasileiras para crianças. Ela foi batizada de “Cozinhando histórias” porque cada receita era acompanhada de uma história sobre sua origem ou um mito de orixá que explicava aquele alimento.

O Livro “Cozinhando História: receitas, histórias e mitos de pratos afro-brasileiros” surgiu a partir deste trabalho. Com organização de Josmara Fregonese, Marlene Jesus da Costa e Nancy de Souza (Vovó Cici), a obra também pode ser comprada na loja virtual da fundação.

Edição: Jamile Araújo