Paraná

Coluna Nosso Direito

Artigo | Votar é direito

O direito ao voto foi uma conquista da população, é uma chance de tentar eleger pessoas que trabalhem pelo bem do povo

Curitiba (PR) |
Nosso Direito é uma coluna quinzenal do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda de Moraes

A Constituição, lei maior do Brasil, diz que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. Os poderes de governadores, prefeitos e vereadores pertencem ao povo, e o voto é a forma de escolher quem exerce esses poderes.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente, só pessoas ricas tinham o direito de votar e, durante muito tempo, as mulheres não podiam votar, nem se candidatar. O direito ao voto foi uma conquista da população, é uma chance de tentar eleger pessoas que trabalhem pelo bem do povo.

A população também pode fiscalizar a atuação das pessoas que são eleitas. No momento de pedir votos, são muitas as promessas, mas depois de eleitas nem sempre as pessoas cumprem suas tarefas.

Nesta eleição, por causa do coronavírus, quem estiver com suspeita da doença não deverá ir votar e poderá justificar a ausência depois. Mas nenhuma pessoa pode ser impedida de votar, desde que esteja usando máscara e mantenha distanciamento das demais na sessão de votação. Sem esses cuidados, qualquer pessoa poderá ser retirada dos locais de votação.

Exercer o direito de votar é dever de todos, escolher candidaturas comprometidas com os direitos da população mais pobre é justiça.

Fernando Prioste é advogado e membro da Rede de Advogadas e Advogados Populares

Edição: Lia Bianchini