Paraná

Brasileirão

Os problemas do futebol no Brasil vistos por um argentino

Coudet, técnico do Inter, fala de questões poderiam ser resolvidos e não são

Brasil |
Técnico argentino aponta erros óbvios que vêm se repetindo - Eduardo Coudet_divulgação

No programa “Bem Amigos”, da Rede Globo, na segunda, 26, o técnico do Internacional de Porto Alegre, Eduardo Coudet, falou da experiência que está tendo no futebol brasileiro e de alguns problemas relativamente simples que existem aqui e não são resolvidos.

Um deles é o calendário, em que times jogam duas ou até três vezes por semana em diversas competições, e isso mesmo antes da pandemia. “Os times jogam cansados. Os jogadores não podem demonstrar todas as qualidades físicas”, disse.

Sobre o calendário, ele ainda falou sobre as pré-temporadas. Lembrou que na Argentina tinha 40 dias de trabalho antes de mandar um time a campo, mas no Brasil teve dez dias. Sem novidades para quem acompanha o calendário brasileiro, mas fica a pergunta por que não se resolve nunca?

O técnico, que no programa elogiou o futebol brasileiro diversas vezes, lamentou, porém, a qualidade dos gramados. “Não pode o Brasil ter campos ruins, principalmente pela qualidade dos seus atletas”, afirmou. É bom lembrar que mesmo uma medida simples, como todos os gramados no Campeonato Brasileiro terem as mesmas medidas, foi reivindicada pelo técnico Levir Culpi, em 2014, mas só foi executada pela CBF no campeonato de 2016.

 

Pandemia

O ano de 2020 não serve de parâmetro, porque a pandemia apertou mais ainda o calendário, diminuiu receitas dos clubes e instalou verdadeiro caos nos campeonatos. Porém, muitos dos problemas relatados por Coudet são anteriores ao coronavírus e poderiam ser resolvidos, como já foram em outros países.

Edição: Pedro Carrano