Paraná

SAÚDE POPULAR

Caminhada na Vila Torres defende SUS e medidas de prevenção contra Covid-19

“Só vão nos respeitar se estivermos organizados”, diz padre local

Curitiba (PR) |
O religioso afirma que já foram distribuídos até o momento 15 mil kits apenas na Vila das Torres - Pedro Carrano

Uma caminhada no interior da Vila Torres, em Curitiba, distribuiu kits com álcool gel para moradores, máscaras de proteção, entre outros itens preventivos contra a Covid-19.

Conduzida por entidades religiosas, pela associação de moradores local e pelos integrantes do curso Agentes Populares de Saúde (parte da campanha Periferia Viva), a caminhada entregou também materiais informativos sobre a Covid-19, reforçando que a pandemia está longe de ter acabado e exige cuidado.

Foi entregue também o jornal Brasil de Fato Paraná, edição explicativa sobre crise hídrica e falta de água no estado, capital e região metropolitana.

O ato ocorreu na tarde de sábado, 31 de outubro, e foi também uma forma de manifesto contra o decreto de Bolsonaro, sinalizado e retirado no mesmo dia, no qual o governo sinalizava introduzir a iniciativa privada no atendimento primário do Sistema Único de Saúde (SUS), na prática abrindo portas para a privatização do sistema.

"Recuaram do decreto com a pressão popular, temos que seguir mobilizando este grupo em torno da saúde. Só vão nos respeitar se estivermos organizados”, convocou o padre Redentorista Joaquim Parron.

O religioso afirma que já foram distribuídos até o momento 15 mil kits apenas na Vila das Torres, uma das áreas de periferia mais conhecidas da capital. O evento de hoje foi a sétima caminhada pela Vila das Torres, o que, segundo Parron, contribui para conscientização na comunidade de cerca de oito mil habitantes.

A oitava caminhada está prevista para o mês de dezembro.

Agentes Populares de Saúde

A comunidade tem trabalhado também com o curso dos Agentes Populares de Saúde, da campanha Periferia Viva, em parceria com juventude e entidades locais.

Já foram três módulos do curso que tem como objetivo empoderar a e capacitar pessoas comuns a trabalhar prevenção em saúde e formas de conter o contágio da Covid-19.

O curso também será realizado futuramente na cidade de Campo Magro e em associações de moradores no bairro Novo Mundo.

Edição: Lucas Botelho