Rio de Janeiro

Incêndio

Defesa civil ainda vai avaliar se Hospital de Bonsucesso tem risco estrutural

Três pacientes do hospital morreram ao serem transferidos; Polícia Federal abriu inquérito para apurar incêndio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A vistoria na unidade só poderá ser feita após a liberação do local pelo Corpo de Bombeiros, que segue há mais de 24 horas trabalhando no rescaldo das chamas.  - Tânia Rego/ Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou que vai realizar uma vistoria no prédio do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na Zona Norte, afetado pelo incêndio na última terça-feira (27). O objetivo é verificar se o imóvel apresenta risco estrutural. 

Porém, a vistoria só poderá ser feita após a liberação do local pelo Corpo de Bombeiros, que segue há mais de 24 horas trabalhando no rescaldo das chamas. 

Os riscos colocados ao Hospital Federal de Bonsucesso não são de hoje. O jornal O Dia noticiou na última terça (27) que o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, afirmou que o hospital está com duas notificações e dois autos de infrações dos bombeiros e não tinha certificado de vistoria da corporação. 

Leia também: Rio pede novo adiamento do julgamento sobre a redistribuição dos royalties no STF

Um levantamento da Associação Contas Abertas mostra também que os gastos da unidade caíram 40% desde 2010, passando de R$ 218 milhões para R$ 131 milhões por ano, o que pode ter afetado o investimento em segurança na unidade. Ainda não se sabe o motivo do incêndio, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as circunstâncias.

Vítimas

Até a manhã desta quarta-feira (28), foram confirmados que três pacientes do hospital morreram ao serem transferidos da unidade após o incêndio. As vítimas são duas mulheres que estavam internadas em estado grave com covid-19 e um homem que estava em tratamento por infecção bacteriana. 

Durante toda a noite da terça (27), profissionais de saúde trabalharam para transferir pacientes para outras unidades. Conforme o hospital, 179 pacientes foram transferidos até o momento, 37 receberam alta e 11 aguardam transferência.

O HFB é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos mensais, a unidade tem cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1300 internações, 1200 atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e cinco mil exames de imagem.

Edição: Mariana Pitasse