Paraná

LUTA POPULAR

Comunidade na Cidade Industrial exige “asfalto urgente”

O asfaltamento, de acordo com os relatos, está diretamente ligado à passagem da rede de ônibus

Curitiba (PR) |
Asfalto deve ser direito também das comunidades periféricas - Giorgia Prates

Em tempos de crise econômica, sanitária e hídrica, moradores da área de ocupação Tiradentes, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, e que organiza-se desde 2015, fizeram protesto hoje (28) reivindicando, entre outras coisas, principalmente asfalto na região, uma vez que a camada asfaltada na estrada velha do Barigui não alcança a área com as moradias.

Em tempos quando o prefeito Rafael Greca realizou asfaltamento intenso no centro da capital, e em período eleitoral realiza asfaltamento homeopático nos bairros, a comunidade exige o seu direito.

O asfaltamento, de acordo com os relatos, está diretamente ligado à passagem da rede de ônibus, ausência de poeira em tempos de seca, qualidade de vida dos moradores. Ausência de problemas de respiração.

José Aparecido da Silva, coordenador da comunidade Tiradentes, afirma que realizou protocolo solicitando o asfalto junto à gestão, mas até o momento não foi atendido. “Precisamos do asfalto, os homens só mexem no centro e esquecem das comunidades carentes”, afirma.

Raquel Airosa, moradora há cinco anos da Tiradentes, acusa a falta de saneamento básico, energia elétrica e, neste momento o asfaltamento da região. “Há uns dois anos começou lá embaixo, o ônibus já faz quatro anos que queremos ele chegando até aqui em casa”, denuncia.

Já Carla, da comunidade Tiradentes, afirma estar cansada da promessa de vereadores locais. Foi até o gabinete de vereador da região, teve a informação de que a verba estaria liberada, isso já faz muito tempo e não foi resolvido. É poeira, problema respiratório, lama quando chove. Pé cheio de barro, não dá pra entrar no ônibus nessa situação”, denuncia.

Edição: Lucas Botelho