Paraná

Eleições 2020

Notas BdF PR - Agenda dos candidatos

Candidatos à prefeitura de Curitiba fizeram debate em frente à casa do atual prefeito, Rafael Greca (DEM)

Curitiba (PR) |
Notas da edição 189 do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda de Moraes

Greca, o fujão

Na terça, 20, oito candidatos à prefeitura de Curitiba fizeram “debate” na praça da Espanha, lugar próximo de onde mora o prefeito Rafael Greca (DEM).

Participaram Paulo Opuszka (PT), Letícia Lanz (PSOL), Eloy Casagrande (Rede), Camila Lanes (PCdoB), Professora Samara (PSTU), Fernando Francischini (PSL), João Arruda (MDB) e professor Mocellin (PV).

O “debate” foi um protesto pela não participação de Greca, líder nas pesquisas, no único debate feito até agora na capital paranaense, e porque outras emissoras resolveram não fazer programas para que os candidatos possam debater suas ideias.

Cadê o Greca?

No debate, Camila Lanes (PCdoB) questionou: “onde esteve Greca nos últimos quatro anos? Onde estiveram os investimentos no município nos últimos quatro anos? É lamentável que eu, como cidadã, mulher e estudante, precise vir aqui na porta da casa do gestor para conseguir ouvir o mínimo de respostas. E nós vemos aqui que não existem respostas, o atual gestor se esconde em sua casa, em sua chácara”.

E a mídia?

Professora Samara (PSTU) também esteve no debate em frente à casa de Greca. Ela criticou não só a atual gestão, mas também a mídia, que, segundo ela, não mostra ao público todos os candidatos à prefeitura. “Não representam uma real democracia, porque as pessoas que têm dinheiro, têm nome, têm espaço na mídia, são vistos nas suas campanhas, e os pobres e trabalhadores são marginalizados”.

Maternidades reabertas

O candidato a prefeito de Curitiba Goura (PDT) propôs, nesta semana, a reativação de maternidades fechadas durante a pandemia pela administração Greca (DEM). Além do estímulo do parto humanizado nos hospitais e maternidades. “Seguiremos no combate à violência obstétrica, e seguindo as recomendações da OMS para uma experiência positiva de parto, apoiando a inserção de doulas no acompanhamento à gestante e vamos estudar a implementação de uma Casa de Parto”, disse.

Sem despejo

Segundo dados levantados pelo candidato Paulo Opuszka (PT), Curitiba tem 50.499 domicílios em assentamentos irregulares. Ele questiona: “O que o governo municipal tem feito para melhorar a vida dessas pessoas? Uma coisa é certa, na nossa gestão não vai ter despejo”, diz.

Opuska destaca que a atual gestão municipal dedicou nos últimos quatro anos apenas 0,1% do orçamento municipal para sanar problemas relacionados à habitação. 

 

 

Edição: Lia Bianchini