Rio Grande do Sul

Artigo

Artigo | Um Feliz dia dos professores basta?

Valorizar a educação não é somente construir prédios, mas incentivar professores a continuar a buscar conhecimento

Porto Alegre | BdF RS |
Uma sala de aula vazia é como se fosse uma folha em branco, pois ali é o lugar de escrever histórias - Bruno Younes

Ao longo da minha vida acadêmica tive vários personagens que me ajudaram a formar o ser humano que hoje sou. A Família que sempre considerei a base da sociedade, pois é neste meio que acontece a 1ª fase de socialização do indivíduo, depois a 2ª fase que é a inserção na escola. Lá naquela pré-escola, onde você tinha cerca de 7 anos e esperou ansiosamente a noite chegar para ir pra cama dormir, pois o dia seguinte lhe guardava grandes surpresas.

Ao levantar pela manhã, sua mamãe e/ou papai ou aquela pessoa que era responsável por você já tinha lhe preparado o café da manhã, sua lancheira com as guloseimas que iriam te acompanhar no 1º dia na escola. E claro, não podemos esquecer, o seu uniforme, poderia ser ele completo ou somente a camiseta, mas você o vestia com muito orgulho, pois você estava indo para a escola. Quantos de vocês que estão lendo recordam do seu 1º dia na escola?

Mudemos o personagem. Eu sou o professor, no início do ano letivo, no dia anterior preparei tudo como seria o decorrer do meu dia. Receber alunos novos, outros já da “casa” e, principalmente, iria rever todos no ambiente que é o melhor lugar do mundo, depois de nossa casa, é claro. Chego cerca de 15-20 minutos adiantado do horário para ir à sala dos professores, rever colegas, perguntar como foram as férias, o que fizeram, se viajaram, se conheceram um lugar novo ou simplesmente ficaram em casa descansando e “recarregando as baterias”.

É chegado o momento mais esperado, o sinal toca, todos pegam seus materiais e começam a se dirigir para suas respectivas turmas, todos sorriem, acenam, abraçam e demonstram todos os tipos de afetos possíveis entre professor-aluno. Adentram a sala de aula e ali marca o início de um ano onde trará alegrias, frustrações, mas, o principal, naquela sala, TODOS irão aprender alguma coisa durante o período que passarão juntos.

Você se lembra do seu 1º professor?    

Você se lembra do seu primeiro professor ou professora? Não somente o nome, mas a fisionomia, o que foi dito para você no seu primeiro dia de aula? Faça um esforço isso lhe trará boas lembranças, ou não. Cada um de nós aqui temos uma lembrança sobre como foi o nosso primeiro encontro com a escola, alguns choraram, outros viram um parquinho e já saíram correndo e outros ficaram parados olhando os outros brincarem, até que alguém viesse e lhe dizia: “Você quer brincar comigo?”

A sala de aula é um palco onde todos fazemos parte de um grande teatro, O Teatro da Vida, alguns ganham destaques mais dos que os outros, já alguns preferem se resguardar e deixar as coisas acontecerem naturalmente. Quando somos crianças, não há diferenças dentro da sala de aula, é o que pensávamos, é o que nos foi dito, mas, com o passar do tempo aprendemos que existem questões que acabam sim nos diferenciando dos outros, sejam elas: econômicas, tonalidade de pele, crenças religiosas e uma desigualdade inacabável que infelizmente assola o espaço escolar como se fosse a única essência a ser valorizada.

Assim, entra o papel do professor, nós em um passado um tanto remoto éramos vistos como pessoas de exemplos a serem seguidos, Rubem Alves em uma de suas maiores reflexões disse: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...".

Um pouco de minha história

Quero aqui lhe contar uma história, bem curta. Era uma vez um menino de apenas 7 anos, que foi matriculado em uma escola de jardim de infância chamada “Lua de Cristal”. Ele estava super animado para ir à escola em seu 1º dia, tinha separado o seu melhor tênis, sua meia preferida, tinha sua mochila, lancheira, uniforme... estava tudo pronto, e foi. Ao chegar a escola foi recebido pela professora Beth que lhe deu um forte abraço e lhe disse “Seja bem-vindo, a partir de agora, aqui será o lugar em que você se transformará em uma pessoa totalmente diferente daquela que acabou de entrar por aquela porta”.

Claro que ele não entendeu nada do ela lhe disse, mas 16 anos se passaram, aquele mesmo menino entrou por aquela mesma porta, só que dessa vez ele já tinha 23 anos, estava formado e iria iniciar a sua carreira no mercado de trabalho. Foi na esperança de encontrar a professora Beth, que lhe deu aula, mas encontrou uma mulher com um semblante cansado, uma pouco mais curvada, no entanto, o mesmo brilho e sorriso, na hora correu e lhe deu um grande abraço e lhe disse: “Obrigado por ter me ensinado a ser uma pessoa melhor neste mundo, obrigado por não ter desistido de mim”.

Esta história não é uma fábula ou alegoria sobre a importância do professor na vida de um aluno, mas sim uma história verdadeira, a minha história. Graças ao incentivo, ao coração bom e principalmente a confiança depositada em mim, hoje, me tornei professor e tenho um enorme orgulho de dizer, "Obrigado professora Beth, você me deu o maior presente que pude ganhar, a melhor profissão e, principalmente, me ensinou a ensinar o outro". É claro que tive vários outros professores e professoras em minha vida acadêmica, mas ela foi a que mais me tocou e deixou esta lembrança retratada.

Este dia é para ser lembrado com carinho daqueles que nos ajudaram a chegar onde estamos hoje e que ajudará as próximas gerações. Valorizar a educação no Brasil hoje não é somente construir prédios, mas incentivar professores a continuar a buscar conhecimentos, para que assim o aluno que receber a informação proporcionada pelo professor poderá transformá-la em algo significativo e mudar a sociedade.

Ser professor é não ter giz, é não ter pincel, computador, livro, caderno, ser professor é ser exemplo. Professor, neste dia, reflita sobre o seu papel. Quais marcas tem deixado na vida de seu aluno?

Estudante, valorize o seu professor, pois ele é o único capaz de lhe levar até a lua, sem ele, você não se tornará aquilo que realmente você desejar.

Por último, valorizemos os professores, alunos, escolas que em 2020 precisaram se reinventar para não deixar a educação sofrer desmontes, estamos lutando para conseguir levar o ensino a todos, mas infelizmente temos pessoas que até agora não tiveram acesso a este novo mundo, então você, que tem, valorize, e além disso busque fortalecer laços, pois a educação é isso, acreditar em um amanhã que será construído por todos nós.

Obrigado professores e professoras, vocês são e sempre serão a principal fonte de energia que o mundo precisa.

*Professor de História.

Edição: Katia Marko