queimadas

Pantanal: povos tradicionais relatam perda de conexão com a natureza

Chamas levaram mais que plantações, casas e animais da floresta

|

Ouça o áudio:

Populações tradicionais possuem ligações mais significativas com a natureza - DDaniel Beltrá / Greenpeace

“Já estamos mais de meses sem respirar o ar puro... Com os olhos ardendo, sem ter pra onde ir”.

O relato é do professor Valdevino Cardoso, indígena Terena da região de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, e mostra o desespero de quem convive com os resultados do fogo.

:: "Dia do fogo": um ano depois, só 5% dos culpados foram punidos ::

Ele e outros representantes de populações tradicionais, diretamente atingidas pelos incêndios no Pantanal fizeram falas bastante parecidas durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em que se debate medidas contra o fogo no bioma.

Indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais pantaneiras relataram a perda não apenas do roçado, dos animais ou da própria casa. Segundo Cláudia Pinho, coordenadora da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras, o que se perdeu foi a conexão com a natureza, que foi quebrada de forma cruel.

"Estamos falando de modos de vida que estão sendo cruelmente impactados, de comunidades que perderam não apenas a roça, mas a extensão de vida, o modo de viver. Nós estamos falando de um território sagrado", explica. 

:: Quais são os tipos de queimadas ilegais mais utilizadas pelo agronegócio na Amazônia  ::

Os participantes da audiência pedem leis e orçamento para que sejam tomadas iniciativas de prevenção, pois temem que os incêndios continuem nos próximos anos.

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Danilo Bandini Ribeiro, que estuda fogos e inundações em terras indígenas, apresentou estudo onde demonstra que é preciso expandir a atuação de brigadas durante todo o ano.

"Se a gente expandir a atuação dessas brigadas durante todo o ano, ele vai ter todo o período de chuva para planejar a prevenção, para quando chegar a época seca não termos os grandes incêndios. Se tivemos as pesquisas atreladas ao trabalho dos brigadistas será possível direcionar o dinheiro e as técnicas para o que é mais eficiente", ressalta.   

:: Ministério do Meio Ambiente tenta reduzir meta de preservação da Amazônia ::

Coordenador-substituto do Programa de Queimadas do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Alberto Setzer, afirmou nessa quarta-feira (30), durante outra audiência na Câmara dos Deputados, que, de janeiro até 29 de setembro, houve aumento de 195% no número de queimadas detectadas no Pantanal comparando com o mesmo período 2019.

Alberto Setzer afirmou que seriam necessárias dezenas de milhares de pessoas para conseguir enfrentar a situação.

O governo federal informou que já disponibilizou R$ 10 milhões para o combate ao fogo no bioma. Também foram feitas algumas ações para a melhora da logística, como o envio de helicópteros e equipamentos, além do envio de militares para atuação direta no combate aos focos.