Paraná

ELEIÇÕES

Começa a corrida eleitoral para vereadores e prefeitos

Toda semana, o Brasil de Fato Paraná entrevista candidatos em programa ao vivo

Curitiba ( PR) |
Eleições municipais já começou em Curitiba - Divulgação

No dia 21 de agosto, ainda no período de pré-campanha, o Brasil de Fato Paraná iniciou uma série de entrevistas com pré-candidatos a vereador no Paraná, no programa BdF Onze e Meia. De lá até agora, já foram 12 entrevistados, de Curitiba e do interior do estado, das cidades de Cascavel e Terra Roxa. Desse total, 10 foram mulheres, das mais variadas origens e atuações: passaram pelo programa mulheres negras, LGBT, servidoras públicas, militantes populares. 

Agora, com a formalização das candidaturas, o programa continua e irá abranger também candidaturas à prefeitura. O compromisso, sempre, é mostrar nomes do campo progressista e popular. O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 11h30, na página de Facebook e no canal no Youtube do Brasil de Fato Paraná, no programa da última sexta (25) as entrevistadas foram Vanda de Assis, candidata pelo PT, e Elza Campos, do PCdoB, ambas candidatas em Curitiba.  

 Conheça as candidatas e o que falaram: 

 Vanda de Assis - PT 

Assistente social, secretária de formação do PT-Curitiba, integrante do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) e militante do movimento de Economia Solidária. Esta é a primeira vez que Vanda de Assis se candidata a vereadora. O motivo, segundo ela, é a necessidade de que as demandas populares tenham voz nos espaços de representação. 

“A população vem sendo usada, colocada em segundo, terceiro planos. Vivemos uma política que não escuta as pessoas. Nós estamos defendendo que a população precisa retomar esses espaços, para avançarmos para a democracia participativa”, diz. 

Para Vanda, sua candidatura surge também da necessidade de tornar a Câmara de Vereadores um local mais representativo para as mulheres. “Nós vemos uma sociedade toda construída por mulheres. Onde tem política com qualidade coletiva, tem ação de mulheres. Quem defende a transformação social, precisa reconhecer o papel das mulheres”, afirma Vanda. 

 Elza Campos - PCdoB 

Também assistente social, professora e mestre em Educação e Trabalho, Elza é membro da Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB/PR e dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM). Para ela, um dos papeis fundamentais de uma vereadora é ouvir a população e incentivar a participação popular na política. Sua candidatura tem a intenção de atender às demandas invisibilizadas. 

“Ocupar um espaço de representação é colocar voz coletiva nesse espaço político. Curitiba foi batizada como cidade modelo, mas carrega uma profunda segregação social, racial, desigualdades enormes. Queremos que os recursos possam ser distribuídos igualmente”, diz. 

Para Elza, a pandemia tem mostrado que a atual gestão de Curitiba reproduz o modelo Bolsonaro de governar, priorizando interesses econômicos. “Existe uma orientação simbólica do governo Bolsonaro, que é reproduzida nos governos estadual e municipal. Os interesses econômicos falam mais alto que a vida”, pontua. 

 

Edição: Gabriel Carriconde