Paraná

Educação

UFPR define lista tríplice com eleição via Colégio Eleitoral

Representantes da comunidade acadêmica se posicionam a favor da tradição democrática

Curitiba ( PR) |
Coun definiu nova lista tríplice - Giorgia Prates

A consulta aberta à comunidade escolar para eleger candidatos à reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocorreu nos dias 1 e 2 de setembro de 2020, dando a vitória à chapa que concorria à reeleição: professor Ricardo Marcelo e a professora Graciela Bolzon.  Mas, o resultado ainda não havia sido consolidado devido às divergências de entendimento sobre a composição da lista tríplice e a negativa do candidato derrotado, o professor Horácio Tertuliano Filho, em retirar o nome, como tradicionalmente sempre foi feito nas eleições desta universidade. Após recente reunião do Conselho Universitário, definiu-se por abrir eleição interna, via Colégio Eleitoral, para novos candidatos se inscreverem e  comporem a lista. A eleição interna aconteceu nesta quarta, dia 30/09. 

As chapas inscritas eleitas para compor a lista tríplice foram:  o atual reitor e eleito na consula aberta, professor  Ricardo Marcelo e a atual vice Graciela Bolzon, a atual pró-reitora de assuntos estudantis, professora Maria Rita de Assis e a atual diretora do Setor de Comunicação, professora Regiane Ribeiro e, a outra chapa inscrita com o atual diretor do Setor de Educação, Marcos Ferraz e o atual diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor Nelson Rebellato. 

O professor Horácio Tertuliano que concorreu à consulta aberta não obteve votos suficientes nesta eleição interna para compor a lista.

Edição: Gabriel Carriconde