Paraná

MOVIMENTO

Luta por direitos deve ser universalizada nos espaços legislativos

Presidente da CUT e do PT-PR falam da Plataforma da Classe Trabalhadora

Curitiba (PR) |
Programa debateu a respeito das lutas dos trabalhadores nos espaços legislativos
Programa debateu a respeito das lutas dos trabalhadores nos espaços legislativos - Foto: Vinicius Reis/Assembleia Legislativa/Divulgação

O programa Quarta Sindical, parceria da CUT-PR e Brasil de Fato-PR, recebeu nesta semana, o presidente da CUT Brasil, Sérgio Nobre, e o presidente do PT-PR, Arilson Chiorato. Eles conversaram sobre a Plataforma da Classe Trabalhadora, documento que traz as principais demanda dos trabalhadores para o poder público.  

“Nós, do movimento sindical, lutamos por conquistar direitos no local de trabalho. É importante que essa luta seja universalizada através da legislação. É preciso lutar por leis que protejam o trabalhador e a trabalhadora”, apontou Nobre. “Mas quando sai do local e vai para o bairro não tem transporte, não tem saneamento, escola, posto de saúde. É muito importante a luta por esses direitos, que são decididos na Câmara de Vereadores, nas assembleias e no Congresso Nacional”, completou.  

Arilson Chiorato analisou as candidaturas do PT para estas eleições e apontou, além de uma grande participação, um processo de representatividade amplo. “O PT tem um elevado número de candidaturas sindicais, pessoas comprometidas com a defesa do trabalhador. Também tem grande número de candidatos LGBTI, que são pessoas que sofrem preconceito histórico. Há candidatos negros e negras, com o maior número da história. São 1.800 a candidatos a vereador no Paraná. Nem no auge do presidente Lula, com mais de 80% de aprovação, tivemos esse número de candidatos”, analisou. 

Edição: Gabriel Carriconde