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Fake News repetida um milhão de vezes

Nos tempos atuais de fake news em rede, a adaptação é simples: lance uma mentira, seus seguidores repetem

Curitiba ( PR) |
As fake news tem tomado conta da internet - Divulgação

Uma das frases mais famosas das atribuídas a Goebbels, o ministro da propaganda nazista, é que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Nos tempos atuais, de fake news em rede, a adaptação é simples. Lance uma mentira, seus seguidores repetem alguns milhões de vezes até que se torne verdade. Se a estratégia não é nova, é a base da propaganda de Bolsonaro. E, pior, funciona. 

Como se pode ver, mais uma vez, no discurso na ONU, na terça-feira, 22. O Brasil está em chamas? Bota a culpa nos caboclos e nos indígenas, não nos grileiros e latifundiários, que queimam a floresta para botar gado lá. Apesar de dados, argumentos, satélites do Inpe etc. mostrando a mentira, não adianta. A rede repete milhões de vezes e... 

Arroz e feijão explodem de preço. De quem é a culpa? A rede repete a mentira de que é “pobre” comendo mais por conta da ajuda de “mil dólares” do governo. Mesmo com todos os dados de aumento de exportação, fim de estoques reguladores e diminuição da área plantada nos últimos anos. 

Há outros inúmeros exemplos. Ficar repetindo e desmentindo até ajuda a propagar a mentira. Porque fake news mobilizam sentimentos e questões culturais, não fatos. Mais ou menos como acontecia (acontece) em manchetes sensacionalistas de jornais e emissoras popularescas. Há uma tendência de acreditar no que quer acreditar, no bizarro, na narrativa de crimes e tragédias, no que mexe com sentimentos ancestrais, não no que é real, objetivo, científico. 

A pergunta, também repetida um milhão de vezes, é como sair disso? Óbvio que não há respostas fáceis. E nem tem como “trocar de povo” ou dizer que a “culpa é dos outros”. Não adianta. A estratégia talvez seja insistir, repetir também um milhão de vezes, a verdade. Mesmo que muitos não queiram ouvir e que os meios disponíveis sejam poucos e limitados. 

*Frédi Vasconcelos é editor do Brasil de Fato Paraná e mestrando no PPGEL-UTFPR, com pesquisa sobre fake news. 

Edição: Gabriel Carriconde