Minas Gerais

EDUCAÇÃO

Artigo | Pela saúde e pela vida, repudiamos a “autorização” de retorno às aulas em MG

Governador Romeu Zema (NOVO) anunciou que instituições em mais de 200 cidades mineiras podem recomeçar aulas presenciais

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"A Associação dos Docentes da UEMG defende a manutenção das medidas de saúde adotadas desde março pela nossa Universidade" - Foto: UEMG

Apesar da falsa sensação de normalidade, a pandemia do novo coronavírus prossegue, e a covid-19 continua provocando milhares de vítimas todos os dias no Brasil. Consideramos a situação crítica, e precisamos preservar as vidas de todas e todos, tomando os cuidados necessários e mantendo o isolamento social.

A Associação dos Docentes da UEMG (ADUEMG) defende a manutenção das medidas de saúde adotadas desde março pela nossa Universidade. Temos a preocupação com a saúde dos docentes, funcionários, estudantes, seus familiares e toda a comunidade, e qualquer tipo de retorno às atividades presenciais nesse momento colocam em risco a todos(as).

:: Leia também: Cursinho de Buritizeiro (MG) prepara jovens para o ENEM com aulas gratuitas online ::

Lembramos que os professores e professoras entrariam em contato com um grande número de estudantes de três ou até cinco turmas. Como fazer para preservar a sua saúde e a sua vida? E aquelas e aqueles que estão nos grupos de risco? Quais medidas de proteção e higiene serão tomadas? Quais os protocolos que serão seguidos? Autorizar o retorno, desta forma é uma irresponsabilidade!

Em outros países onde se decidiu pela retomada desse tipo de aula, e mesmo com a adoção de uma série de medidas – como o distanciamento, o uso de máscaras e até mesmo de barreiras de proteção acrílica em ambientes escolares –, em muitos casos houve registros de novos surtos de covid-19 após esse retorno, sendo obrigados a novamente suspender suas atividades.

:: Ouça: Programa Brasil de Fato MG destaca trabalho remoto e desemprego na educação ::

A ADUEMG vê com profunda tristeza e indignação a declaração do governo de Minas na retomada dessas atividades presenciais em escolas e demais instituições de ensino superior (que incluem a UEMG e a UNIMONTES).

Acreditamos que o bom senso e o desejo de preservar vidas sejam as prerrogativas que devem imperar. E solicitamos que a Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais e seu Conselho Universitário mantenham sua posição de defender o retorno às aulas presenciais apenas quando surgir uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, e que as condições sanitárias não coloquem mais a vida da comunidade acadêmica em risco.

Roberto Malcher Kanitz é presidente Associação dos docentes da UEMG (ADUEMG) seção sindical do ANDES-SN; Juliana Bohnen Guimarães é primeira tesoureira da ADUEMG e Carlúcia Maria Silva é secretária geral da ADUEMG.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida