Rio Grande do Sul

Educação

“Governo Federal optou pela proposta amplamente derrotada”, afirma atual Reitoria 

Em nota divulgada nesta quarta-feira, atual reitor e vice-reitora da UFRGS criticaram decisão do governo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"O cenário atual faz com que Universidade tenha mais esse grande desafio a enfrentar: o de desenvolver um projeto que foi derrotado pela expressiva maioria da comunidade universitária" - Guilherme Santos | Sul21

Por meio de uma nota divulgada nesta quarta-feira (16), Rui Vicente Oppermann e Jane Tutikian, atuais reitor e vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), manifestaram-se a respeito da nomeação do professor Carlos André Bulhões para o cargo na gestão 2020-2024. Bulhões foi o terceiro nome da lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário da UFRGS ao presidente, em que Oppermann e Tutikian encabeçavam a lista.

“Contrariando a vontade manifestada pela comunidade na consulta realizada em 13 de julho e pela eleição do Conselho Universitário (CONSUN), o Governo Federal optou pela proposta amplamente derrotada para estar à frente da UFRGS nos próximos quatro anos. Ignorou, assim, os grandes avanços feitos nos últimos anos na construção de uma universidade de excelência acadêmica, plural e inovadora”, afirma a nota.

Mesmo sendo previsto por lei de que é prerrogativa do presidente da República indicar o reitor das federais brasileiras a partir da lista tríplice, desde o governo de Lula o resultado das eleições universitárias era respeitado, mantendo como reitor o primeiro indicado na lista. Bulhões deve assumir no próximo dia 21, mesmo tendo forte rechaço da comunidade acadêmica.

Confira a íntegra da nota da Reitoria

Contrariando a vontade manifestada pela comunidade na consulta realizada em 13 de julho e pela eleição do Conselho Universitário (CONSUN), o Governo Federal optou pela proposta amplamente derrotada para estar à frente da UFRGS nos próximos quatro anos. Ignorou, assim, os grandes avanços feitos nos últimos anos na construção de uma universidade de excelência acadêmica, plural e inovadora.

Frente a todos os desafios impostos, nossa gestão avançou na promoção da UFRGS como instituição pública reconhecida nacional e internacionalmente e que ocupa, pelo oitavo ano consecutivo, a posição de melhor universidade federal do país, conforme avaliações do próprio MEC no Índice Geral de Cursos (IGC). Interagimos com os mais diferentes segmentos da sociedade, promovemos o diálogo e imprimimos a marca UFRGS em ações, projetos e pesquisas em todas as áreas.

Além das crescentes restrições orçamentárias e de pessoal, reduções nos investimentos em pesquisa e extensão universitária, tentativas de limitar nário atual faz com que Universidade tenha mais esse grande desafio a enfrentar: o de desenvolver um projeto que foi derrotado pela expressiva maioriagarantias constitucionais de autonomia e de financiamento público, o cenário atual faz com que Universidade tenha mais esse grande desafio a enfrentar: o de desenvolver um projeto que foi derrotado pela expressiva maioria da comunidade universitária.

Estamos certos de que contribuímos para fazer da UFRGS uma instituição maior e melhor e que, juntamente com a nossa comunidade acadêmica, construímos nos últimos quatro anos uma parte da história dessa centenária instituição.

Rui Vicente Oppermann
Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jane Tutikian
Vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira