Pernambuco

SAÚDE

Projeto de atendimento psicológico convoca profissionais a serem voluntários

"Psicovid" auxilia pessoas em situação de ansiedade, depressão e dificuldade para lidar com a pandemia do coronavírus

Recife (PE) |
Psicólogos interessados devem estar com CRP ativo e possuir cadastro no e-Psi - Agência Brasil

Pensando em auxiliar a população oferecendo acompanhamento psicológico, profissionais voluntários de várias regiões do Brasil desenvolveram um aplicativo, o Psicovid, para prestar atendimentos emergenciais de forma remota e gratuita para pessoas em situação de ansiedade, depressão e dificuldade para lidar com a pandemia do coronavírus e o isolamento social. O aplicativo foi lançado na última sexta-feira (04) e convoca psicólogos para atuar na plataforma. “No momento, o aplicativo está pronto, porém ainda não foi lançado para pacientes, pois estamos compondo a base de nossos psicólogos para atendimento às demandas. Por isso, estamos aqui para pedir que estes profissionais se unam a nós nesta causa e ofereçam seu trabalho, de forma voluntária, para ajudar outras pessoas neste momento”, convida Maiara Mascarenhas, coordenadora do projeto.

Os psicólogos interessados atuarão conforme disponibilidade, definindo os próprios horários, e somente durante a pandemia, de forma emergencial e interventiva. Para exercer o atendimento, é necessário, impreterivelmente, estar com o CRP ativo (a ser verificado para validação) e possuir cadastro no e-Psi, que regulamenta a atuação por meio remoto. O cadastro deve ser feito no site da plataforma, onde os psicólogos também podem encontrar mais informações, como termos legais de uso e o manual do psicólogo para o uso do aplicativo. 


O App
O Psicovid é um site que cria um atalho na tela inicial do celular dos usuários assim que é acessado pela primeira vez. Desta forma, ele não consome a memória do dispositivo móvel e também só pode ser acessado se o aparelho estiver conectado à internet. O projeto inteiro foi criado e executado por meio do trabalho voluntário de diversos profissionais, desde designers, desenvolvedores, comunicadores, até os psicólogos, com o objetivo de oferecer cuidado à saúde mental da população gratuitamente. 

Edição: Monyse Ravena