Paraná

DEMOCRACIA NA UFPR

Derrotada em consulta para reitoria da UFPR, Chapa 1 tenta impugnar votação

Pedido deve ser analisado por comissão eleitoral paritária até dia 8

Curitiba (PR) |
“Mantendo o respeito e a transparência, que pautaram os trabalhos da Comissão até o momento, manteremos a comunidade universitária da UFPR informada sobre todas as deliberações e acontecimentos”, afirma a CPC em nota.
“Mantendo o respeito e a transparência, que pautaram os trabalhos da Comissão até o momento, manteremos a comunidade universitária da UFPR informada sobre todas as deliberações e acontecimentos”, afirma a CPC em nota. - Joka Madruga

O atual reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo, candidato da chapa 2, nos dias 1 e 2 de setembro, recebeu, ao lado da vice, Graciela Ines Muniz, votação de 83% da comunidade acadêmica votante, alcançando 95% de apoio entre os estudantes, 77% entre os técnicos e 84% entre professores, no que foi considerada a maior votação da instituição, com total de 17255 votos.

Pela tradição, a partir desta consulta interna à comunidade acadêmica, a candidatura derrotada nos votos se retira da lista tríplice apresentada ao governo federal. Neste caso, Ricardo Marcelo estaria na cabeça de chapa da lista que será apresentada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Porém, Horácio Tertuliano, candidato da chapa 1, que recebeu, ao lado da vice Ana Paula Cherobim, 14,5% dos votos, apresentou na quinta (3) um pedido de impugnação das eleições para indicação à reitoria, alegando irregularidades na votação realizada online.

A Comissão Paritária de Consulta (CPC), conformada por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes, apresentou nota no qual afirma que deve analisar o pedido até dia 8 de setembro.

“Mantendo o respeito e a transparência, que pautaram os trabalhos da Comissão até o momento, manteremos a comunidade universitária da UFPR informada sobre todas as deliberações e acontecimentos”, afirma a CPC em nota.

Repercussões

“Tanto o professor Horácio Tertuliano, quanto a professora Ana Paula Cherobim, sem razão, já vinham questionando o processo democrático antes mesmo que ele acontecesse. Durante a consulta suas candidaturas tiveram representação na Comissão Paritária de Consulta (CPC), fiscalizaram o processo e muitas de suas reivindicações foram incorporadas. Agora, só depois que sofreram uma derrota, fazem de tudo para impugná-la”, afirma nota produzida pelo sindicato dos técnico-administrativos da instituição, o Sinditest-PR.

Números gerais das eleições

Considerada a maior votação da História da Universidade:

Chapa 1 - 1.513 votos

Chapa 2  - 15.505 votos

Edição: Pedro Carrano